Novo Dacia Duster: Mais espaço, mais conforto
Dacia Duster: Fomos conhecer a terceira geração

Após 7 anos de sucesso, está aí o novo Dacia Duster

By on 18 Setembro, 2017

Novo Dacia Duster

Após sete anos de sucesso e mais de um milhão de unidades vendidas, o Dacia Duster reveste-se de uma nova pele.Novo design, novos equipamentos, interior totalmente renovado… O ícone da marca renova-se, conservando, todavia, todos os seus trunfos: habitabilidade, capacidades todo o terreno e, como sempre, com um preço imbatível.

“O Novo Duster reforça a sua personalidade de SUV, com um design exterior robusto, totalmente renovado. O interior inédito comprova a máxima atenção dada ao conforto, à qualidade percebida e à ergonomia. Novos equipamentos, como o sistema de câmara multivistas, que facilita a utilização 4X4. E com um preço sempre imbatível, apresenta-se com todas as armas para atrair os clientes e prosseguir a saga Duster.” François MariotteDiretor Comercial Dacia

Novo design exterior 

O design, uma das principais razões de compra do Duster, foi integralmente revisto. As novas linhas conferem-lhe uma imagem moderna e musculada, com um temperamento ainda mais agressivo, conservando, no entanto, os genes do Duster.

A personalidade do Novo Duster é bem visível tanto no exterior como no interior. Todos os elementos exteriores do Novo Duster foram redesenhados, com linhas mais marcantes que realçam a sua força de carácter e robustez.

Frente: uma grelha frontal mais proeminente, que se prolonga até aos faróis empurrados para as extremidades da face dianteira, acentuando, assim, a largura percebida; uma nova assinatura luminosa, que inclui faróis diurnos com LED, repartidos em três segmentos; um capô mais horizontal, com linhas salientes, para conferir um aspeto mais robusto; um resguardo dianteiro de dimensões mais generosas, com efeito cromado e pintado na cor cinzento massa, que reforça o estilo aventureiro, mantém o aspeto de origem e resiste aos riscos.

Perfil: uma linha de cintura mais elevada, que combina com a impressão de robustez e proteção; um para-brisas avançado em 100 mm, mais inclinado, que prolonga o habitáculo, transmitindo a sensação de volume acrescido; novas barras de tejadilho em alumínio, tão características dos SUV, que parecem prolongar o para-brisas e lhe conferem uma linha mais dinâmica; novas rodas de 17 polegadas, com cavas de rodas mais acentuadas.

Traseira: faróis empurrados para as extremidades; assinatura luminosa da Dacia, com quatro quadrados vermelhos, adaptada ao Duster; o resguardo traseiro alargado, com efeito cromado e pintado na cor cinzento massa.

Interior – Prioridade ao confroto

O design interior foi completamente revisto, para se tornar mais confortável e mais prático no dia a dia. O para-brisas mais avançado transmite uma sensação de espaço acrescido. Foi dada, também, particular atenção à insonorização.

O renovado painel de bordo, mais vertical, é recentrado na perspetiva do condutor. A fachada central foi dotada de um ecrã MediaNav Evolution, instalado numa posição mais elevada. Desta forma, é agora mais legível e acessível.

Os novos comandos sob a forma de teclas de piano conferem um aspeto moderno ao habitáculo. Os três comandos redondos do ar condicionado automático estão em perfeita harmonia com os três arejadores, colocados na parte superior do painel de bordo.

O volante é regulável em altura (40 mm) e em profundidade (50 mm), permitindo assim ao condutor escolher a melhor posição de condução. Este volante de quatro braços, que equipa todos os modelos Dacia, ostenta, orgulhosamente, o logótipo da marca. O volante dispõe de um revestimento exclusivo Soft Feel, muito resistente e suave ao toque. A consola central foi repensada para oferecer ainda mais espaços de arrumação. A nova localização da alavanca do travão de mão permitiu libertar mais espaço. A consola integra uma nova alavanca de velocidades, com inserções em cromado acetinado.

Novos bancos 

O comprimento do assento foi aumentado em 20 mm. Os bancos estão equipados com novos apoios de cabeça reguláveis. O banco do condutor dispõe, agora, de apoio de braço, de regulação lombar e de um novo mecanismo de regulação em altura (60 mm). Os novos estofos de malha 3D em relevo proporcionam um lookainda mais SUV ao Novo Duster.

Para um bem-estar a bordo acrescido

O conforto de vida a bordo do Novo Duster transpôs uma nova etapa. O volume de arrumação no interior  tem agora uma capacidade total de 28,6 l. Os numerosos locais de arrumação, facilmente acessíveis, beneficiam do novo design para simplificar a vida a bordo, como é o caso da nova gaveta de arrumação situada sob o banco do passageiro, com a capacidade de 2,7 l. O Novo Duster oferece um volume de porta-bagagens de 445 dm3 na versão 4X2 e de 376 dm3 na versão 4X4.

Equipamento

Para melhorar o conforto de condução e de vida a bordo, o Novo Duster propõe novos equipamentos. O Novo Duster é o primeiro modelo da marca a beneficiar de um sistema de ar condicionado automático. Graças aos cinco arejadores (3 centrais e 2 laterais), a repartição do ar fresco ou quente é irrepreensível.

O modelo propõe, agora, a funcionalidade do cartão mãos livres, uma tecnologia desenvolvida pelo Grupo Renault há vários anos. Simples de utilizar, este sistema ativa de forma automática o destrancamento de todas as portas quando o condutor se aproxima e o seu trancamento (ao mesmo tempo que é emitido um sinal sonoro) quando se afasta.

Não é necessário pegar na chave para acionar o motor, graças ao botão start/stop.

O Novo Duster dispõe, igualmente, de um alerta dos ângulos mortos. Os quatro sensores ultrassons, posicionados nos quatro cantos da carroçaria, detetam a presença de veículos (de duas ou quatro rodas) na traseira ou nas laterais do Novo Duster. O perigo é, então, assinalado por um testemunho luminoso situado no retrovisor exterior.

O Novo Duster oferece mais segurança, graças à estrutura reforçada, às novas estruturas dos bancos, aos airbags tipo cortina e à ativação automática dos faróis, até agora inéditos na gama Dacia.

A nova direção assistida elétrica facilita as manobras, tanto na cidade, como em utilização fora de estrada. Em estrada, permite ao Novo Duster oferecer um comportamento dinâmico e um prazer de condução de nível muito elevado.

Uma experiência 4X4 melhorada

O Novo Duster tem capacidades em fora de estrada para enfrentar qualquer situação. Conserva as competências 4X4 que fizeram o sucesso do Duster. Visualmente muito mais imponente, o Novo Duster apresenta, no entanto, proporções semelhantes às do antecessor: 4,3 m de comprimento e 1,8 m de largura; uma altura ao solo elevada (210 mm); um ângulo de aproximação de 30° e um ângulo de saída de 33°, que lhe conferem reais capacidades de transposição de obstáculos.

O sistema de controlo em descida (Hill Descent Control), complementado pelo dispositivo de ajuda ao arranque em subida (Hill Start Assist), facilita a condução em terreno acidentado. Para os adeptos dos percursos de todo o terreno, o ecrã de informação 4×4 integra uma bússola e indica, em tempo real, a inclinação do automóvel.

Sistemas de assistência à condução

O mais recente Dacia Duster está equipado com um sistema de câmara multivistas, constituído por 4 câmaras (1 frontal, 2 laterais e 1 na traseira). Graças ao sistema de câmara multivistas, o condutor poderá controlar o ambiente em seu redor e realizar as manobras fora de estrada com toda a tranquilidade. Este equipamento, igualmente prático no dia a dia para as manobras de estacionamento, ativa-se, automaticamente, ao engrenar a marcha-atrás.

Motorizações

o Novo Duster está equipado com os motores a gasolina SCe 115 (versão 4X2) e TCe 125 (versões 4X2 e 4X4), associados a uma caixa de velocidades de comando manual.

Na versão Diesel, o Novo Duster propõe o motor dCi 90 para a versão 4X2 e o dCi 110 para as versões 4X2 e 4X4, combinados com uma caixa de velocidades de comando manual. O motor dCi 110 (para a versão 4X2) pode estar associado à caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem. Está, igualmente, disponível uma oferta GPL, com o motor SCe 115.

Dacia Duster – Sucesso comprovado

O Duster, um automóvel com vocação internacional, impôs-se com um dos best-sellers do Grupo Renault em todo o mundo. Com o Duster, a Dacia deixou a sua marca no mercado dos SUV. Em sete anos, conquistou os clientes que procuravam um veículo polivalente, fiável e acessível.

Concebido para enfrentar qualquer tipo de estrada ou caminho, o Duster tornou-se famoso pela fiabilidade, tanto em 4X2 como em 4X4. As aptidões todo o terreno e a manobrabilidade do Duster foram postas à prova em competições mundialmente conhecidas: Troféu Andros (França), Rali das Gazelas (Marrocos), Corrida de Pikes Peak International Hill Climb (Estados Unidos) e Rali Dakar.

Lançado inicialmente sob a marca Dacia, o Duster foi, igualmente, comercializado com a marca Renault desde 2011 na América Latina (Brasil, Argentina, México, Chile e Colômbia…) e, depois, na Rússia e na Índia. Até hoje, já foram vendidos mais de dois milhões de exemplares do Duster, em mais de uma centena de países, com os emblemas das duas marcas.

De acordo com Erdenechuluun Tungaa, designer exterior, “Conceber o primeiro Duster foi uma aposta ousada para a época. Propor um SUV a um preço igualmente acessível, ainda não tinha sido possível. Quando olhamos o caminho percorrido em sete anos, o sucesso que o Duster representa e o capital simpatia que tem junto dos clientes, é impressionante. O desafio que tínhamos agora de enfrentar era conservar os trunfos que fizeram a força do Duster e propor as evoluções que os clientes esperavam. O Novo Duster soube manter os genes do antecessor e oferecer ainda mais. Sem dúvida que a saga Duster vai continuar.”

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)