Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Após o Corolla, Toyota quer recuperar o Celica e o MR2

By on 21 Setembro, 2018

A casa japonesa já tinha recuperado o nome Supra para o modelo desportivo que fez em conjunto com a BMW (e que deu origem ao Z4) e o nome Corolla para a terceira geração do Auris. Será que o Celica e o MR2 também regressam?

Foi a revista americana “Road & Track” quem levantou a lebre, depois de declarações de Masayuki Kai, o engenheiro chefe assistente para o Supra, durante o ensaio preliminar que foi feito em Espanha por um grupo restrito de jornalistas. No meio de uma mesa redonda, o japonês, alegadamente, disse que “queremos o Celica de volta e temos que querer o regresso do MR2.”

Nessa mesma conversa, Masayuki Kai, terá dito que a Toyota fez regressar o nome Supra, pois os clientes queriam esse nome. Agora que o Supra já chegou será possível que como sucedeu com o nome Corolla, regressem o Celica e o MR2. Claro que o engenheiro japonês lembrou que nada está ainda decidido, mas na visão dele o Celica poderia ser um modelo desportivo de tração integral, enquanto que o MR2 poderia recuperar o motor central e criar um roadster de qualidade. Claro que tudo isto carece de confirmação e, sobretudo, um plano de negócio que faça sentido.

Isto porque os carros desportivos são cada vez mais um nicho, com menos vendas e a necessidade de usar componentes que, depois, não podem ser partilhadas com outros modelos mais rentáveis. A parceria entre a BMW e a Toyota foi a forma encontrada de fazer regressar o Supra ao mercado, uma solução que já tinha sido encontrada para se fazer o GT86, partilhando-o com a Subaru (que faz parte do universo da Toyota) dando origem ao BRZ. Para um Celica ou para o MR2, uma marca que poderia se unir á Toyota era a Mazda, por exemplo. Veremos se depois do regresso do Supra e do Corolla, a Toyota vai trazer de volta o Celica e o MR2.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)