Manutenção proativa do seu carro: Estratégias para reparações acessíveis e poupanças a longo prazo
Dicas para ir de férias com o seu carro

APRESENTAÇÃO: Skoda Kodiaq, Nascido para vender

By on 12 Outubro, 2016

A Skoda continua a inspirar-se em grandes animais para dar nomes aos seus SUV, mas agora passa dos mitológicos para os reais, com o Kodiaq, que vem ocupar o lugar do Yeti, um automóvel maior, mais espaçoso e mais confortável. E surge com bons argumentos para se sair bem face aos ‘adversários’…

Skoda tem conhecido sucesso nos últimos anos oferecendo um bom nível de conforto, geralmente com automóveis maiores que a concorrência, bem recheados de equipamento, oferecendo uma boa relação preço/equipamento. Esta não é a primeira vez que a marca checa aposta no segmento dos SUV, mas agora o carro tem uma aparência mais sóbria, mais espaço e mais equipamento, mas também capacidades dinâmicas melhoradas em todos os sentidos.

Nestas circunstâncias, a Skoda vai lançar no mercado europeu um novo SUV médio, o Kodiaq, que vem ocupar o lugar do Yeti. O nome Kodiaq é derivado do kodiak, subespécie do urso castanho, de dimensões consideráveis, que habita no Alasca. O novo modelo da marca checa representa uma grande evolução em relação ao seu antecessor e a sua chegada a Portugal está prevista para o primeiro trimestre de 2017. O seu posicionamento ficará algures entre o Octavia e a o Superb, mas também será uma alternativa a modelos de segmento superiores das marcas premium.

A escolha do nome Kodiaq é apropriada para o carro novo, dadas as suas dimensões aprimoradas. Para começar, em relação ao antecessor Yeti, vê o comprimento crescer para quase 4,70 metros e a distância entre eixos para quase 2,80 metros, o que permite ao utilizar optar entre ter a melhor bagageira do segmento ou montar uma terceira fila de bancos (esta é opcional). Na variante de cinco lugares, a principal mais-valia é a bagageira, que oferece um volume de 720 litros, mas que pode crescer para mais de 2000 litros com os bancos rebatidos. Quanto aos passageiros, a Skoda promete um espaço interior amplo para os ombros e para as pernas, especialmente no que diz respeito aos lugares traseiros.

Entre os novos equipamentos de segurança e auxílio à condução, divididos entre o equipamento de série e a lista de opcionais, o destaque vai para o novo sistema de assistência de parqueamento com visualização a 360 graus (Area View), assistência de controlo do reboque (Tow Assist), sensores para deteção de peões e de automóveis estacionados, A Skoda continua a inspirar-se em grandes animais para dar nomes aos seus SUV, mas agora passa dos mitológicos para os reais, com o Kodiaq, que vem ocupar o lugar do Yeti, um automóvel maior, mais espaçoso e mais confortável cruise control adaptativo, e radares para assistir com a mudança de faixa e o ângulo morto. Para o público, o sistema SmartLink permite conectar a smartphones com sistemas Apple, Android, MirrorLink e SmartGate.

Passando para a gama de motores, o Skoda Kodiaq está disponível com blocos 1.4 TSI de 125 ou 150 cv, este último com desativação de cilindros em circulação a baixa velocidade. No topo, fica o 2.0 TSI de 180 cv, sendo que este será menos interessante para o público nacional. A Diesel, as opções são o 2.0 TDI, com 150 ou 190 cv, ambas oferecendo consumos médios na casa dos 5 litros aos 100 km. O 2.0 TSI e o 2.0 TDI de 190 cv estão disponíveis de série com tração integral permanente e caixa DSG, que são opcionais no 1.4 TSI de 150 cv e no 2.0 TDI de 150 cv. O motor de 125 cv tem apenas tração dianteira e caixa manual. No chassis, o Kodiaq inclui travões com discos de grandes dimensões, controlo de estabilidade com bloqueio eletrónico do diferencial e, em opção, suspensão hidráulica com quatro modos selecionáveis de afinação bem como controlo de tração. Com estes sistemas, o Kodiaq promete ser mais eficaz do que um carro semelhante em estradas de terra.

 

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?

Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)