Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Apresentada edição limitada do Volkswagen Golf R 333

By on 31 Maio, 2023

A Volkswagen revelou o seu novo modelo de edição especial, limitado a 333 veículos, baseado no Golf R Performance com uma potência de 333 cv (245 kW). Com tracção integral, o Golf R 333 sai de fábrica com a pintura Lime Yellow Metallic com detalhes em preto que realçam ainda mais o estilo daquela que pode ser uma versão de colecionador e para fãs do Golf R. A edição especial pode ser encomendada na Alemanha a partir de 2 de junho com as entregas planeadas para outubro.

A versão incluiu o R-Performance Torque Vectoring com o Vehicle Dynamics que distribui a potência e a tração não só entre o eixo dianteiro e mas também entre as duas rodas traseiras. Isto oferece uma melhor condução, em particular nas curvas. Foram adicionados os perfis de condução Drift e Special. O sistema de escape R Performance da Akrapovič e as jantes pretas Estoril de 19 polegadas com pneus semi-slick realçam ainda mais o carácter desportivo desta edição especial. A velocidade máxima também foi aumentada para 270 km/h, com o motor de 4 cilindros turbo de 2 litros debita os 333 cv – que se assemelha à edição R ‘20 years’, lançada em 2020 e que se tornou no R mais potente de sempre – que dão nome à versão especial e 420 Nm de binário. Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos, o Golf R 333 Limited Edition oferece o melhor valor da sua classe (em comparação com os principais concorrentes).

O equipamento de série também inclui bancos desportivos premium em pele Nappa (com apoio de cabeça integrado) e os potentes faróis de matriz LED IQ.LIGHT. Os sistemas de assistência ao condutor de última geração estão incluídos no pacote IQ.DRIVE. Estes incluem o Travel Assist, o sistema de manutenção na faixa de rodagem Lane Assist, Assistência de Emergência e Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função stop & go. O Golf R 333 Limited Edition vem também com um airbag central (dianteiro) e um sistema de câmara de visão traseira.

Desde 2002, foram efetuadas mais de 250.000 encomendas do Golf R e esta edição limitada a 333 unidades terá preços a partir de 76.410 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)