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Aqui está a oitava geração do VW Golf, mais uma evolução na continuidade

By on 22 Janeiro, 2019

Esta oitava geração do Golf será revelada lá mais para o final doa no e por isso está já nos testes finais, tendo sido “apanhado” sem camuflagem e mostrando o que já se sabia: está praticamente na mesma. O que não quer dizer que não tenha evoluído.

Foi um utilizador do Instagram e adepto da Volkswagen (johannes.vag) que apanhou o Golf MK8 num “drive thru” da McDonalds sem camuflagem. E temos boas razões para acreditar que este será um carro real de testes, pois enquadra-se no desenho que a Volkswagen libertou ao anunciar a oitava geração do Golf.

Confirma-se, também, que o estilo do carro bebe inspiração no Touareg para o arranjo da frente e no mais pequeno Polo no que toca à vincada linha de cintura que liga os grupos óticos dianteiros aos traseiros, à área lateral limpa em termos de efeitos de estilo e uma traseira igualmente muito simples.

A frente do protótipo “apanhado” ainda exibia alguma camuflagem pelo que ficamos por saber como será o desenho final. Mas não deverá ser muito diferente daquilo que está à mostra.

Para se encaixar na nova filosofia da Volkswagen, o Golf será o modelo da marca alemã que mais opções em termos de motorizações oferecerá. Não em termos de quantidade, mas de alternativa com um par de motores a gasolina (1.0 e 1.5 litros), outro par diesel (1.5 e 2.0 litros) e depois opções híbridas com “Plug in” ou aproveitando a tecnologia 48 volts para desenhar um “mild hybrid” sem baterias, que ajudam a reduzir o consumo e as emissões. Mas a Volkswagen não se fica por aqui: haverá versões a gás natural e um rumor insistente diz que os motores mais pequenos a gasolina não terão o auxílio da sobrealimentação, mas sim de uma ajuda elétrica do motor de arranque gerador a potenciar os motores. Única variante não contemplada para o Golf é a elétrica. Ou seja, o e-Golf não vai regressar, o que se entende, pois a marca alemã vai lançar brevemente a gama I.D. totalmente elétrica e não faria sentido ter, logo à partida, um modelo a canibalizar a nova marca.

O motor 2.0 TDi será totalmente renovado para oferecer melhores consumos e reduzidas emissões, com a VW a comprometer-se a reduzir uma média de 10 gr/km de CO2 com um aumento de 9% do binário e dois patamares de potência: 140 e 205 CV.

O processo de simplificação da gama, parte do processo de restruturação do grupo VW para aumentar a margem de lucro operacional, sendo quase certo que a versão de três portas vai desaparecer, restando dúvidas sobre a carrinha, optando a VW pela introdução de um crossover e de um SUV, segmentos onde pululam os clientes transferidos de outros tipos de veículo.

E numa tentativa – que parece virar moda devido ás novas regras do protocolo WLTP – de seduzir os clientes do segmento acima, o Golf oferecerá mais espaço interior e maior bagageira do que é habitual no segmento, refinamento interior e consumos baixos. Para isso, o Golf MK8 terá uma distância entre eixos ligeiramente maior e vias bem mais largas para acomodar de forma mais espaçosa cinco ocupantes. No interior, teremos muitas alterações, com os ecrãs “gigantes” a substituírem os instrumentos e funções táteis a tomarem o lugar dos convencionais botões. A Volkswagen deseja que o interior do Golf seja uma experiência totalmente digital, pelo que quase tudo será alojado nos ecrãs do painel de instrumento e do tabliê e até os controlos das luzes podem receber, não em todas as variantes, um pequeno “touchpad”.

Quanto á base do Golf MK8, naturalmente que será a MQB utiliza pelo modelo atual, que receberá atualização como o recurso a materiais mais leves que vão escovar 50 quilos ao peso final do carro.

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