Interior Inovador: Como a luz define o CUPRA DarkRebel
CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia

Aqui está o Cupra El Born, o primeiro elétrico desportivo do grupo VW

By on 8 Julho, 2020

Anunciado há momentos na conferência de imprensa da Seat em Barcelona, aqui está o Cupra El Born, o modelo mais desportivo da gama elétrica do grupo VW.

O Seat El Born morreu antes de ver a luz do dia, nasceu o Cupra El Born, a versão da Seat do ID.3 e que, por enquanto, é privilégio da Cupra. Será, também, o primeiro elétrico desportivo do grupo VW.

Além de ser um bom indício sobre o futuro da Seat e da Cupra, o El Born será uma espécie de tubo de ensaio para os futuros desportivos elétricos. Acredita-se que cedo ou tarde, a Seat receberá o seu El Born. Para já, a Seat irá concentrar-se na hibridização. 

Não há, ainda, muitos detalhes sobre o carro espanhol que estará à venda em 2021, mas percebe-se que a base é a plataforma MEB e que a bateria será a versão de 77 kWh alimentando um motor que acionará as rodas traseiras. Graças a esta bateria, espera-se uma autonomia de 500 km, com capacidade de carga rápida que leva 30 minutos a repor 260 km de autonomia.

O El Born chega dos 0-50 km/h em 2,9 segundos, pelo que o 0-100 km/h deverá rondar os 6 segundos, embora a Cupra não tenha divulgado dados. 

Como se pode ver nas fotos, o estilo do El Born é muito parecido com o do ID.3, excetuando a frente, onde há mais agressividade e uma clara ligação aos restantes modelos da Cupra e da Seat. As saias laterais são maiores, as jantes são novas e maiores e para destacar o El Born do ID.3, os detalhes em cor bronze, típicos da Cupra.

O interior também é parecido com o VW ID.3. Há diferenças com uma nova consola central, um novo volante, bancos mais desportivos e uma seleção de materiais diferentes. Os toques em bronze conferem exclusividade a um interior muito interessante.

Como disse Wayne Griffiths, o CEO da Cupra, “o Cupra El Born exibe todos os genes da marca Cupra, pegamos no conceito original e levamo-lo a um novo nível desportivo e de dinamismo e renovamos todo o conteúdo tecnológico. O Cupra El Born é a prova viva que performance e eletrificação fazem um belo par!” O novo modelo da Cupra será produzido em Zwickau, Alemanha, já que a Seat não consegue fabricar veículos elétricos em Barcelona.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)