Volkswagen ID3 continua atrasado devido a problemas de software
Volkswagen confirma ID3 no Verão e afirma ser mais barato que um diesel ou gasolina

Aqui está o novo VW ID3 com autonomia até 545 km

By on 10 Setembro, 2019

Este é o modelo mais importante da Volkswagen desde o Golf e a casa alemã quer que o ID3 tenha o mesmo sucesso do Golf.

Foi apresentado como protótipo no Salão de Paris de 2016, o ID3 é o primeiro modelo de produção da gama ID quando chegar ao mercado no próximo verão, sendo seguido mais tarde pelo SUV ID Crozz. A família ID será alargada ao Bizz, Vizzion e Roomzz.

A Volkswagen descreve o ID3 como o carro elétrico para todos, explicando que o “3” significa o terceiro capítulo da marca, depois do Carocha e do Golf. Esta comparação do ID3 a modelos que forjaram as fundações da marca, reforça a importância deste lançamento.

O ID3 é o primeiro a usar a plataforma MEB uma base que pode assumir várias dimensões e vários modelos e que será a base de todos os carros elétricos a produzir pelo grupo VW nas próximas décadas.

A utilização da base MEB permite fazer um ID3 com dimensões semelhantes ás do Golf: 3 mm mais comprido, 10 mm mais largo e 60 mm mais alto, com uma distância entre eixos que tem mais 145 mm que o Golf. Contas feitas, os 2765 mm de distância entre eixos é menor somente 21 mm que a do Passat! A bagageira é igual à do Golf com 380 litros.

O ID3 será oferecido com três tamanhos de bateria e duas potências. O motor elétrico montado na traseira tem 150 ou 203 CV e as baterias têm 45, 58 e 77 kWh. A bateria com 45 kWh com o motor de 190 CV tem 328 km de autonomia. Já a bateria de 58 e 77 kWh, ligada ao moto de 203 CV tem autonomia de 416 e 546 km, respetivamente. 

A capacidade de recarga de 100 kW estará disponível em alguns modelos com a promessa de autonomia de 248 km com 30 minutos de carregamento. O topo de gama terá carregamento até 125 kW. As baterias estão garantidas durante 8 anos ou 160 mil quilómetros.

No interior, o painel de instrumentos é limpo e simples, destacando-se o ecrã de 10,1 polegadas a meio do carro que alberga todos os sistemas, sendo que o carro recebe atualizações pela internet. Há um sistema de realidade aumentada que projeta informações como um “head up display”. Tudo é controlado por botões sensíveis ao toque. Os botões convencionais são apenas dois: os vidros elétricos e dos quatro piscas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)