40% dos jovens considera um futuro sem automóveis
O Grupo VW prevê um abrandamento do crescimento das vendas

As diferenças do top 10 de vendas em Portugal face à União Europeia

By on 16 Abril, 2023

Ontem revelamos o top 50 de vendas no primeiro trimestre em Portugal, destacando algumas ‘ironias’ do nosso mercado, que ‘consegue’ ter no terceiro lugar um carro como o Tesla Model Y que em Portugal custa 44.990€, mas se compararmos o top 10 nacional como o seu ‘congénere’ europeu, percebemos um pouco melhor o sucesso do Tesla Model Y, pois é o mais vendido atualmente na União Europeia, acima do…Dacia Sandero.

Ou seja, o efeito ‘Tesla’ que se nota em Portugal é ainda mais acentuado na média europeia, e enquanto o Dacia Sandero é sexto em Portugal, na Europa é segundo.

Já o Peugeot 208, segundo em Portugal, é terceiro na UE, mas o Peugeot 2008 que tanto sucesso tem em Portugal, nem no Top 10 surge na Europa.

O Opel Corsa é quarto em Portugal, 5º na UE, SEAT Arona é quinto em Portugal não surge no top 10 europeu, e a Renault que tem dois carros no top 10 nacional, o Captur e o Clio, no top 10 europeu não tem nenhum.

Resumindo, metade da lista lusa é, mais posição, menos posição, igual. Até ao top 20 português, ainda temos em 11º o Toyota Yaris Cross, 13º o FIAT 500 e em 20º o Dacia Duster, mas o top português consegue ter no top 10 o Mercedes-Benz Classe A, mas no top 50 não tem o Volkswagen Golf ou o Skoda Octavia, que estão no top 10 da UE.

Alguns factos davam ‘casos de estudo’…

Top 50 Portugal 1º trimestre

Top 10 União Europeia

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)