Fiscalização: Excesso de velocidade foi a infração mais comum em 2023
Sinistralidade: 2023 viu 36.595 acidentes com vítimas em Portugal

As portas de automóveis mais irreverentes da história

By on 28 Novembro, 2017

Ao longo dos anos há inúmeras propostas invulgares que vão surgindo nos veículos. Experimentações irreverentes que, apesar de não serem reproduzidas no dia-a-dia, ficam na história pela sua singularidade. Casos desses podemos encontrar, por exemplo, em experiências de design aplicadas a portas de veículos, com propostas tão estranhas quanto, algumas, pouco práticas. Conheça do mais original que se fez ao longo dos anos no mundo automóvel neste particular, percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.

André Duarte

Fonte: carmagazine.co.uk

Alfa Romeo Carabo: antes de dar largas à imaginação para a conceção do Lamborghini Countach, em 1968 Marcello Gandini testava já a ideia neste exemplar italiano;

BMW Z1: surgiu em 1989, as portas do modelo recolhiam para a zona inferior do veículo, na lateral. No fundo, exercendo o mesmo movimento descendente que quando descemos o vidro elétrico;

Holden Hurricane: surgiu em 1969, toda a zona dianteira deslizava para permitir a entrada de passageiros;

Kaiser Darrin: surgiu em 1954, era um desportivo americano em fibra de vidro. As portas deslizavam para a zona dianteira, ou seja, eram empurras para a frente, ficando ‘escondidas’ na lateral, oferecendo uma elegante zona de acesso ao habitáculo;

Mercedes 300 SL: um ícone do mundo automóvel caracterizado pelas suas portas com abertura asa de gaivota. O modelo de produção surgiu em 1954;

Panthermobile: surgiu em 1969 e, no seu todo, é um modelo irreverente. Este show car foi criado numa alusão à série The Pink Partner Show. O acesso ao habitáculo era feito por uma zona em que as portas abriam para o chão, garantindo um local convidativo. O tejadilho também se elevava;

Smart Crossblade: este exemplar caracterizava-se por não ter pára-brisas, tejadilho e portas – no lugar destas encontrava-se uma opção a fazer lembrar uma ‘’fita’. Foram feitos 2000 exemplares, a Portugal chegaram 10;

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)