Assim nasce um ‘autónomo’: Blanc Robot da Applied EV no chassis do Suzuki Jimny 4×4

By on 31 Março, 2023

A Suzuki Motor Corporation assinou um acordo com a Applied Electric Vehicles Ltd para o desenvolvimento de uma plataforma para veículos elétricos autónomos.

A Applied EV é uma empresa tecnológica australiana, especializada em software e eletrónica para veículos autónomos. Após ter chegado a um acordo de entendimento em setembro de 2021, a Suzuki investiu na Applied EV em 2022, e, desde então, tem estado a avaliar a possibilidade de colaborar num projeto conjunto.

Neste projeto de co-desenvolvimento, será integrada a plataforma de veículo autónomo Blanc Robot™ da Applied EV no chassi do Suzuki Jimny 4×4, eletrificado pela Applied EV e controlado pelo seu sistema de controlo central Digital Backbone™. As duas empresas têm a intenção de levar o Blanc Robot™ à produção, e de desenvolver modelos de negócio para ampliar a adoção de veículos elétricos autónomos, e melhorar o conhecimento da marca.

Antes de assinar este acordo, a Suzuki efetuou novos investimentos na Applied EV, através do fundo de capital risco corporativo da Suzuki, o Suzuki Global Ventures. As duas empresas fortalecem, assim, ainda mais, a sua relação, e promoverão a mobilidade da próxima geração.

A Applied EV tem sede em Melbourne, Victoria, Austrália, trabalha no desenvolvimento e fornecimento de software no âmbito da mobilidade e como tecnologias tem o denominado Digital Backbone, o sistema de controlo de veículos da Applied EV melhora o conjunto de caraterísticas do veículo, e a capacidade geral do software, ao mesmo tempo reduzindo a complexidade do hardware e o custo total. A Applied EV também oferece o veículo autónomo Blanc Robot, que pode ser configurado para múltiplas utilizações comerciais, desde entregas em estrada, como comestíveis e encomendas, a logística industrial fora de estrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)