Estudos mostram impacto positivo dos carros elétricos no ambiente
Os carros elétricos são mais amigos do ambiente que os carros com motor térmico?

Associação ZERO quer fim da venda de carros novos a combustão a partir de 2035 em Portugal

By on 13 Junho, 2021

Numa altura em que alguns países começam a traçar medidas rumo à eletrificação total do mercado automóvel, a Associação ZERO pede, em comunicado, que todos os automóveis novos vendidos em Portugal a partir de 2035 sejam 100% elétricos. A associação fundamenta este pedido com um estudo europeu, da autoria da BloombergNEF feito para a Federação Europeia de Transportes e Ambiente, que garante que os automóveis 100% elétricos vão estar ao “mesmo preço que os convencionais a partir de 2025 e 18% mais baratos em 2030”.

Indica ainda que este dado deve-se à redução do custo das baterias e à mudança para plataformas dedicadas em específico a carros elétricos, algo que permite reduzir os custos de produção dos carros elétricos. A investigação mostra que “entre 2025 e 2027 os automóveis elétricos a bateria atingirão o mesmo preço que os modelos equivalentes a combustível fóssil, e não dependerão de incentivos para isso. Os ligeiros de mercadorias mais pequenos alcançarão a paridade de preço mais cedo, em 2025, e os ligeiros de passageiros em 2027, com os automóveis familiares de gama média e alta e os SUV a atingir a paridade em 2026. Em 2030, os carros elétricos serão mesmo no preço base 18% mais baratos que os com motor a combustão”, indica a ZERO em comunicado.

Perante esta base, a ZERO acredita que “com um pacote de políticas públicas apropriado, os automóveis a combustão podem ser totalmente retirados das vendas em todos os países entre 2030 e 2035”. Contudo, referem que é necessário que a “quota de elétricos puros nas vendas totais” atinja valores na casa dos “22% em 2025, os 37% em 2027 e os 67% em 2030”.

Para que isso aconteça a ZERO vê como necessária a melhoria da rede de carregamento, a limitação à circulação de automóveis a combustão no centro das cidades e as metas nacionais. Destacam ainda que, ao invés de se manter os benefícios fiscais à venda de carros elétricos, adotar um “sistema fiscal que penaliza os carros poluentes consignando essa receita aos apoios a modelos sem emissões”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)