Aston Martin AM-RB 001: a nova ‘bomba’ de Adrian Newey

By on 5 Julho, 2016

A Aston Martin revelou as primeiras imagens do supercarro desenhado por Adrian Newey, o resultado de uma parceria com a Red Bull Racing.

Com o nome de código AM-RB 001, o carro foi revelado num evento especial em Gaydon, residindo sobre ele a expetativa de exceder os níveis de performance de um monolugar de Fórmula 1.

“O modelo apresenta  elementos radicais na carroçaria de modo a obter níveis nunca antes vistos de carga aerodinâmica num veículo legal homologado para a estrada”, revela a marca, sem desvendar, no entanto, os detalhes técnicos do modelo.

Sabe-se apenas que será movido por um V12 naturalmente aspirado que lhe dará uma relação peso/potência de 1cv/kg.

A intenção da Aston Martin é limitar a produção a apenas 99 unidades, cada uma com um preço que rondará qualquer coisa entre dois a três milhões de libras.

“Há muito que tinha o desejo de desenhar um carro de estrada”, disse Adrian Newey, que partilhou o projeto de desenho com Marek Reichman, diretor criativo da Aston Martin.

“O nascimento da Red Bull Advanced Technologies colocou-me mais próximo de cumprir essa ambição, mas acreditávamos que devíamos trabalhar com um construtor de automóveis. A Aston Martin estava no topo da minha lista”, revelo Adrian Newey.

“A sinergia entre a Red Bull Racing e a Aston Martin é clara. Sabia que a Red Bull Racing tinha a capacidade de lidar com os aspetos relativos ao desempenho do veículo, mas a experiência da Aston Martin em desenhar automóveis bonitos, rápidos e confortáveis é de enorme benefício para o projeto.”

O modelo deverá ser lançado em 2018, com outro nome, entrando em testes de estrada a partir do próximo ano. Uma versão exclusiva para as pistas também se encontra a ser desenvolvida, com a Aston Martin a afirmar que estará em linha com os níveis de performance de um LMP1.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)