A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

Aston Martin celebra centenário da Zagato com coleção DBZ Zagato Collection

By on 21 Setembro, 2018

A Zagato foi muito importante na história da Aston Martin e, por isso mesmo, a casa de Gaydon vai celebrar esse aniversário com um par de edições especiais.

Serão dois carros de produção limitada que custam mais de 8 milhões de euros e não são vendidos separadamente. O primeiro é o DB4 GT Zagato Continuation, o segundo o DBS GT Zagato, formam a DBZ Zagato Collection, cuja produção de cada um é de apenas 19 exemplares. Como dissemos, não são vendidos separadamente sendo que o Continuation não está legalizado para andar em estrada, sendo um carro dedicado á competição, enquanto o GT Zagato está homologado para andar em estrada.

O DB4 GT Zagato Continuation será produzido pela Aston Martin Works, o DBS GT Zagato será fabricado na sede em Gaydon. Recordamos que o DB4 GT Zagato nasceu nos anos 60 do século passado e apenas 19 foram construídos, sendo dos mais raros modelos da Aston Martin. O DB4 GT Zagato Continuation tem este nome porque também só será feito em 19 unidades e vai ser produzido como na época, ou seja, com carroçaria em alumínio e um chassis tubular. Serão verdadeiros artesãos que vão ser chamados para que o carro atual seja igualzinho ao original, instalando, depois, o bloco de seis cilindros em linha com 380 CV que são entregues ás rodas traseiras através de uma caixa de 4 velocidades e diferencial autoblocante.

Já o moderno DBS GT Zagato é feito com base no moderno e novíssimo DBS Superleggera e terá uma carroçaria muito especial desenhado por… Zagato. Terá um tejadilho de dupla bolha e a mecânica será igual á do Superleggera.

A produção destes modelos está prevista para o quatro trimestre de 2019, sendo as primeiras unidades entregues aos clientes – que pagam, já, cerca de 9 milhões de euros – exatamente um ano depois, ou seja, em 2020.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)