Aston Martin completa produção do DB9

By on 27 Julho, 2016

A Aston Martin encerrou a produção do DB9, o seu modelo mais icónico da última década. As últimas nove unidades saíram da unidade fabril de Gaydon na semana passada, todas com personalizações da subsidiária Q, que produz modelos com acabamentos exclusivos para clientes muito particulares.

O DB9 foi lançado em 2004, um modelo que ainda aproveitava as sinergias de grupo da Ford, mas que já apontava para uma identidade distinta da marca, depois do anterior DB7 partilhar ainda muita tecnologia com a Aston Martin. O Aston Martin DB9 estreou um novo motor V12, com 457 cv. A marca britânica saiu do universo da Ford pouco tempo depois.

Originalmente lançado como coupé, o DB9 depois recebeu uma versão descapotável, com o tradicional nome Volante. Em 2008, surgiram muitas atualizações, nomeadamente no motor V12, que passou a ter abertura variável de válvulas e viu a potência subir para 476 cv, crescento também o binário máximo para os 600 Nm. O peso foi reduzido consideravelmente.

Em 2012, o DB9 foi alvo de um restyling profundo ao nível do design, com a potência a saltar para os 517 cv. Passou também a estar disponível em exclusivo com uma caixa automática de seis velocidades. Em 2015, chegou a versão DB9 GT, a derradeira evolução do carro britânico, com 547 cv e novos apêndices aerodinâmicos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)