A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

Aston Martin diz adeus a uma incrível era com o seu novo Vantage V12

By on 16 Março, 2022

A Aston Martin acaba de apresentar o seu novo Vantage V12, equipado com a última interpretação do motor de 12 cilindros, agora com 700 cavalos de potência.

O novo Aston Martin Vantage V12 é um dos desportivos mais aguardados pelos entusiastas da marca nos últimos tempos. Afinal, esta “Final Edition” é mesmo o último automóvel deste género a ser lançado pela marca de Gaydon, face a um novo mundo eletrificado e mais afastado dos combustíveis fósseis.

Para terminar, no entanto, a marca afirma que nunca o deverá fazer em silêncio e é justamente por isso que o nova Vantage V12 está equipado com a mais recente evolução do motor V12 de 5,2 litros, Twin Turbo, com 700 cavalos de potência e 753Nm de binário máximo. Esta motorização, consegue que o Vantage V12 consiga acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e superar os 320 km/h de velocidade máxima.

Além do motor, o novo modelo inclui diversas melhorias aerodinâmicas que não só o deixam visualmente mais apelativo como muito mais eficaz em termos de força descendente, por exemplo, com mais de 200 quilos a serem aplicados quando a velocidade se encontra próxima do seu valor mais elevado. A carroçaria do Vantage V12 destaca-se ainda pela sua largura mais generosa, que melhora o visual e adiciona cerca de 40 mm na largura das vias deste modelo.

O novo Vantage V12 inclui ainda uma caixa de velocidades automática ZF mais desportiva com oito relações, diversas melhorias na suspensão e nas barras estabilizadoras e até uma carroçaria com diversos reforços de rigidez, tudo com o objetivo de melhorar a sua eficácia dinâmica. Além disso, estão também presentes um sistema de travagem com discos cerâmicos e um conjunto de pneus mais desportivos da Michelin.

A produção do novo V12 Vantage está limitada a apenas 333 unidades, sendo que todas elas foram reservadas mesmo antes da apresentação oficial deste modelo. As entregas aos clientes devem começar durante o segundo trimestre deste ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)