A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

Aston Martin Vantage F1 Edition, a versão de estrada dos novos Safety Car da Fórmula 1

By on 22 Março, 2021

Depois do pequeno teaser, a Aston Martin revelou o novo Vantage F1 Edition. Esta que é a versão de estrada do novo Safety Car de Fórmula 1 serve como celebração do regresso à competição após 60 anos. Face às versões base do Vantage, esta edição especial apresenta alterações ao nível visual, mas também mecânico. Todas as modificações são uma espécie de espelho do Safety Car, mas sem os acessórios de comunicação necessários para as operações em corrida.

Assim, o motor V8 de 4.0 litros biturbo ganha mais 25 cv face ao Vantage base para um novo total de 535 cv, enquanto o binário continua nos 685 Nm. A transmissão foi reajustada para garantir mudanças de relação mais velozes. Já o chassis, foi reforçado na dianteira para melhorar ainda mais a firmeza, enquanto os amortecedores foram alterados para garantir um melhor controlo vertical da carroçaria.

Ao nível visual, o Aston Martin Vantage F1 Edition, disponível na versão coupé ou cabrio, é bastante distinto das versões “normais” do modelo britânico. De facto, está equipado com jantes de 21 polegadas com pneus de baixo perfil, um “kit” aerodinâmico que torna garante um visual mais agressivo ao Vantage e, para além disso, garante 200 kg de downforce a alta velocidade. Destaque ainda para alguns apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono. De referir que a nova cor “racing green” está disponível nesta versão.

“A performance está no coração de todos os Aston Martin, mas quando se usa um emblema da F1, tem que ser um carro verdadeiramente excecional”, afirma Tobias Moers, CEO da Aston Martin. “O Vantage já era o desportivo mais focado na performance da nossa gama, mas no desenvolvimento do Safety Car oficial da Fórmula 1 teve de se tornar num verdadeiro atleta: mais potente; mais ágil; mais imediato e mais emocionante de conduzir. E – é claro – mais rápido e capaz num ambiente de pista de corrida. Eu defini uma meta para a equipa de engenheiros, porque insistia que os ganhos na performance vinham por meio de melhorias na dinâmica do carro, e não pela montagem de pneus otimizados para pista. Os resultados falam por si. Um Vantage para atrair os condutores mais exigentes e um novo modelo que marca um momento emocionante na história da Aston Martin”, acrescentou Moers.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)