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Atualizações nos “G” da Mercedes chegam aos mais pequenos GLA e GLB

By on 17 Março, 2023

Os mais pequenos SUV receberam uma renovação visual, um incremento na lista de equipamento e uma maior aposta nas versões eletrificadas, que também já incluem as assinadas pela AMG.

Tal como tem vindo a mostrar-nos ao longo das últimas semanas, a Mercedes tem estado a atualizar a sua gama de SUV com a designação a começar pela letra G. O primeiro foi o novo GLC, seguido dos GLE SUV e GLE Coupé e logo de seguida também conhecemos o novo GLC Coupé. Mas agora, chegou a vez dos mais pequenos GLA e GLB, que viram o seu desenho ligeiramente rejuvenescido através do novo desenho da secção dianteira e traseira, mas também dos novos sistemas de iluminação em LED, mais evoluídos e com uma nova assinatura visual. Além do novo desenho, os novos GLA e GLB também contam com mais cores disponíveis para a carroçaria, tais como o Spectral Blue e com quatro novas opções na gama de jantes de liga leve que, de série, começam com um diâmetro de 17 polegadas, mas também estão disponíveis opções até 20 polegadas.

A bordo, a novidade mais visível é o novo painel horizontal composto pelos dois monitores, da instrumentação e do sistema multimédia, a par do que já aconteceu com diversos outros modelos da marca. Além disso, a qualidade a bordo foi também evoluída e apesar de contar com novos materiais de origem mais sustentável, até conseguimos associar alguns elementos a modelos de gamas superiores. Nem sequer falta um sistema de iluminação ambiente mais evoluído e requintado, com dez “ambientes” pré-definidos.

Em conjunto com os monitores mais evoluídos está também a mais recente versão do MBUX, com uma utilização mais intuitiva e uma maior conectividade e o acesso a diversos serviços online que podem ser ativados através da aplicação Mercedes me. O equipamento de série passa a contar com elementos como a camara traseira de ajuda ao estacionamento e com a ligação sem fios ao sistema multimédia através de Apple CarPlay ou Android Auto. Na lista de opções, um dos maiores destaques é o sistema de som mais elaborado da Burmester, com surround e uma experiência audiófila muito mais envolvente.

Gama de motores e sistemas híbridos revista

Todas as versões a gasolina do GLA e do GLB contam com motorizações eletrificadas, além da oferta disponível ter sempre como base blocos de quatro cilindros com caixa automática de dupla embraiagem com sete ou oito relações. As versões mild-hybrid (MHEV) incluem um sistema de 48 Volts, que adiciona cerca de 13,6 cavalos de potência quando necessário. Nas versões híbridas plug-in “250e” a autonomia máxima aumentou e pode agora chegar aos 70 quilómetros. A potência do motor elétrico passou dos cinco para os 80 kW, ainda que o sistema se mantenha inalterado, mas a capacidade de carregamento foi melhorada e pode mesmo chegar aos 22 kW com corrente contínua. Os motor diesel foram também revistos, contando agora com três patamares de potência e binário e uma nova tecnologia ‘Nanoslide’, que reduz a fricção interna dos cilindros e melhora o rendimento com um gasto de combustível inferior.

Versões AMG eletrificadas e mais equipadas

As versões do GLA e do GLB assinadas pelas instalações de Affalterbach incluem todas as melhorias visuais do resto da gama, tais como o novo desenho da secção dianteira e traseira e os novos sistemas de iluminação com uma nova assinatura visual em LED. E no interior, também estão presentes as melhorias qualitativas na escolha dos materiais e o novo painel horizontal com os dois monitores da instrumentação e do sistema multimédia, que também inclui a mais recente geração do sistema MBUX. Além disso, no equipamento de série das versões AMG, passa a estar presente o volante desportivo AMG Performance.

No capítulo das motorizações, o bloco 2.0 de quatro cilindros mantém os 306 cavalos de potência e continua a estar ligado a um sistema de tração integral 4MATIC através da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT 8G. A maior novidade está na presença da segunda geração do sistema RSG, que integra o motor de arranque e o gerador ligados por uma correia, que atuam como um sistema mild-hybrid (MHEV) e conseguem oferecer um ‘boost’ de 13,6 cavalos sempre que necessário.

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