Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado
Novo Audi Q6 e-tron: A nova aposta da Audi

Audi A6 e-tron, o novo concept elétrico que estreia a plataforma PPE

By on 19 Abril, 2021

A Audi também foi ao Salão de Xangai em 2021 para apresentar um novo protótipo. Falamos do Audi A6 e-tron concept que, tal como o nome indica, será a berlina elétrica do Segmento E. Um dos principais destaques passa pela estreia da plataforma PPE (Premium Platform Electric), específica para carros elétricos, desenvolvida em parceria entre a Audi e a Porsche. Esta é uma espécie de evolução da J1, a base utilizada no Taycan e e-Tron GT, mas que tem características mais flexíveis, o que permite abranger diferentes tipos de carroçaria e segmentos. No futuro, para além das duas marcas alemãs, também a Bentley vai usufruir desta base.

Regressando ao A6 e-tron concept, este apresenta-se com dimensões semelhantes ao A7 Sportback, mas ligeiramente mais largo. Sendo um elétrico a Audi quis garantir uma aerodinâmica quase perfeita e, por isso, anuncia um Cx de 0,22, um dos mais baixos da atualidade. Ao nível de design recebe uma grelha Singleframe “invertida” e uma assinatura luminosa configurável. Graças à tecnologia Digital LED Matrix e OLED Digital (faróis e farolins, respetivamente) é possível, por exemplo, utilizar os faróis para projetar as imagens numa parede, permitindo jogar um videojogo. Atrás, os farolins assumem efeitos 3D.

Quanto a motores, o Audi A6 e-tron Concept foi apresentado com uma solução de dois motores elétricos, um por eixo, que garantem 476 cv e 800 Nm de binário, potência essa transmitida às quatro rodas motorizes através do sistema quattro. A bateria chega aos 100 kWh de capacidade e, apesar de ainda não existir uma autonomia final, a Audi garante mais de 700 km. Tal como o Taycan e e-tron GT, o A6 e-tron vai ter tecnologia de carregamento de 800 V, o que permite realizar carregamentos de até 270 kW de potência. A Audi aproveitou ainda para referir que o A6 e-tron vai ter versões mais acessíveis apenas com um motor montado no eixo traseiro. Por fim, ainda não há uma data de chegada aos mercados, mas a versão de produção só deverá chegar em 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)