Audi apresenta novo Q8

By on 5 Junho, 2018

Ao apresentar o Q8, a Audi rende-se finalmente ao conceito de SUV coupé de luxo, criado há mais de 10 anos com o desenvolvimento do BMW X6. O novo Audi é o topo de gama da linha “Q” e oferece o melhor de dois mundos: a elegância de um coupé de 5 portas e versatilidade de um SUV.

O modelo exibe dimensões muito semelhantes às do Q7, mas aparenta ser mais baixo devido ao tejadilho inclinado. Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, a cabine é confortável e espaçosa, de acordo com a Audi, o interior do Q8 é mais espaçoso que o interior dos seus concorrentes directos (BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé).

Exterior

Visualmente, o Q8 é facilmente distinguido dos restantes membros da linha “Q”, pois incorpora a nova linguagem de design da Audi estreada no novo A8. A Dianteira é destacada por uma grelha unificada composta por 6 tiras cromadas verticais e ladeada por esguios faróis Matrix LED. Um largo pilar C e um tejadilho inclinado caracterizam o perfil lateral, enquanto a secção traseira é composta por um spoiler integrado e farolins LED unidos por uma fina barra horizontal luminosa.

Assentando na plataforma Audi Space Frame, composta por alumínio (15%) e aço de elevada resistência (14,4%), o Q8 pesa 2.145 kg e anuncia um coeficiente de arrasto de 0,34.

Interior

Quem está familiarizado com o interior do novo A8 não ficará surpreendido com o habitáculo do Q8. O layout é praticamente idêntico, é composto por 2 touchscreens situados na consola central, através dos quais é possível controlar os sistemas de infoentretenimento e de climatização, e por um ecrã digital situado em frente ao condutor que desempenha a função de painel de instrumentos.

A mala do Audi Q8 tem uma capacidade de 605 litros, com os bancos traseiros rebatidos, o valor passa para os 1.755 litros. O portão traseiro é aberto e fechado electronicamente. Opcionalmente, será possível optar por uma chapeleira controlada por um mecanismo electrónico.

Motorizações 

Em termos de motorizações, na fase inicial após o lançamento, o novo SUV coupé da Audi estará disponível com um sistema propulsor semi-híbrido de 40 V composto por um motor V6 diesel de 3.0 litros, uma bateria de iões de lítio e um gerador para arranque. O sistema permite ao Q8 deslocar-se com o motor desligado a velocidades inferiores a 160 km/h e recuperar até 12 kW durante desacelerações. As vantagens do sistema traduzem-se numa maior eficiência de consumos, cerca de 0,7 litros por cada 100 km.

O motor V6 3.0 do Q8 50 TDI debita 286 cv de potência (213 kW) e produz 600 Nm de binário. Está associado a uma caixa automática tiptronic de 8 velocidades que confere tracção às 4 rodas através do sistema quattro da Audi. O novo Q8 demora 6,3 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h.

Nos primeiros meses de 2019, a linha de motores será ampliada com uma versão menos potente do 3.0 TDI e com um bloco 3.0 TFSI (gasolina) capaz de desenvolver 340 cv (253 kW) de potência.

Fabricado em Bratislava, Eslováquia, o novo Audi A8 será introduzido no mercado europeu no terceiro trimestre do ano.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!