Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado
Novo Audi Q6 e-tron: A nova aposta da Audi

Audi atingida com multa de 800 milhões de euros

By on 17 Outubro, 2018

O Dieselgate continua a fazer estragos com estilhaços a voarem em todas as direções, atingindo desta feita e de forma dura a Audi. São 800 milhões de euros que a marca de Ingolstadt aceitou pagar para concluir um acordo com as autoridades alemãs a propósito da quebra das leis de emissões de gases poluentes.

O ministério público de Munique tem estado a investigar uma queixa sobre a ilegalidade dos motores V6 e V8 diesel do grupo VW relacionado com os dados de emissões e de potência, indo mais longe ao referir que de forma estranha, a Audi foi incapaz de descobrir que os seus modelos equipados com os motores EA288 e EA 189 a gasóleo estavam equipados com um sistema de adulteração dos resultados dos testes de emissões de gases poluentes. E que viria a dar origem ao “Dieselgate”.

Num comunicado, a Audi refere que “aceitámos a multa e não vamos lançar qualquer apelo contra o valor ou a base de sustentação desta penalização aplicada à Audi AG. Tomando esta decisão, a Audi AG admite responsabilidades nos desvios verificados face á norma e aos requisitos da lei.”

Esta multa imposta à Audi contempla a coima máxima de 5 milhões de euros por “ofensa negligente ao regulador” e 795 milhões de euros por “ganho ilegal de benefícios económicos”. O grupo Volkswagen já veio dizer que esta coima imposta à Audi irá ter impacto nos objetivos financeiros do grupo para o ano fiscal de 2018.

Recordamos que a Volkswagen já tinha sido condenada a uma multa de quase mil milhões de euros devido ao Dieselgate depois de uma investigação das autoridades alemãs e que Rupert Stadler, ex-CEO da Audi – despedido entretanto depois de uma longa suspensão de funções – está preso à espera de julgamento sobre o seu envolvimento no Dieselgate. Com este acordo, terminam as acusações do ministério público de Munique, mas continuam a decorrer os seus trâmites os diversos processos instaurados contra a VW e várias marcas do grupo VW e, também, contra atuais e ex-funcionários superiores do grupo alemão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)