Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Audi colabora em projeto de recolha de lixo no Rio Danúbio, na Roménia

By on 26 Abril, 2022

Num projeto conjunto da Fundação Ambiental Audi, da Babor, da Fundação Ferry Porsche e da start-up Everware, está a ser efetuada uma recolha do lixo que flutua no Rio Olt, um afluente do Danúbio.

A Fundação Ambiental Audi e a start-up Everware, em conjunto com o Babor Beauty Group, um fabricante de cosmético alemão, estão, pelo segundo ano consecutivo a ajudar a preservar a biodiversidade e a melhorar o ambiente natural de animais e plantas, através da remoção do lixo que se encontra à superfície do Rio Olt, um afluente do Danúbio, na zona da Cidade de Făgăraș. E este ano, pela primeira vez, está também presente a Fundação Ferry Porsche.

As quatro instituições estão a usar a embarcação da Everware, a Collectix, desenvolvida e modificada com o objetivo de recolha de lixo, através da utilização de sensores, que conseguem ler e avaliar dados sobre a quantidade, o tipo e a composição do lixo existente à superfície.

Durante os oito dias iniciais desta operação, a embarcação já teve de ser esvaziada cerca de 40 vezes, sendo que a maioria do lixo é composta por garrafas de plástico, sacos e materiais de construção. Os resíduos plásticos são especialmente perigosos para todo o ecossistema, uma vez que têm uma decomposição lenta e permanecem durante centenas de anos na água como microplásticos, sendo comidos por peixes e outros habitantes do rio, causando danos irreparáveis.

Este lixo é um perigo para os animais, seres humanos e para a natureza. Decompõe-se lentamente até chegar aos nossos oceanos como microplásticos. Ao colocarmos as nossas tecnologias nos rios, estamos a cortar o mal pela raiz”, diz Tilman Flöhr, CTO (Chief Technical Officer ou Diretor de Tecnologia) da Everwave.

Esta operação é também acompanhada de ações educativas e informativas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a consequência de diversos comportamentos e da influência que isso pode ter no ambiente, sendo dirigidas a crianças e adultos de todas as idades.

O que nos motiva é a sensibilização e o desenvolvimento de novas tecnologias para a proteção ambiental“, diz Rüdiger Recknagel, Diretor Geral da Fundação Ambiental Audi. “Se todos atuarem de forma responsável, muitos problemas serão reconhecidos e prevenidos numa fase precoce. É por isso que apostamos na informação e educação e fazemo-lo todos os dias do ano. Para nós, todos os dias são o Dia da Terra”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)