Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Novo Audi A3 ganhou uma versão crossover, com o A3 allstreet

Audi desenvolve rede de energia inteligente

By on 22 Janeiro, 2018

Automóvel, casa e fonte de energia combinados para formar uma rede de energia inteligente: pela primeira vez, o projeto piloto Audi Smart Energy Network interage com a rede elétrica. Tal significa um grande avanço para a estabilidade da rede.

Como parte de um projeto de pesquisa, a Audi está a executar um projeto piloto com famílias na área de Ingolstadt (Alemanha) e na região de Zurique (Suíça) em conjunto com outros parceiros. Este projeto envolve a combinação de sistemas fotovoltaicos de várias dimensões com baterias estacionárias de armazenamento de energia. O software de controlo da empresa start-up Ampard, de Zurique, distribui a energia solar de forma inteligente com base na procura atual ou planeada do automóvel, da habitação e do sistema de aquecimento. Uma característica única deste projeto piloto é que também interage com a rede elétrica: através de um interface de comunicação integrado, todos os sistemas estão interligados para formar uma unidade de produção de energia virtual e constituem uma rede inteligente.

Os dispositivos de armazenamento domésticos ligados podem fornecer o que é conhecido como o equilíbrio de potência (balancing power). Noutras palavras, compensam as flutuações entre geração de energia e consumo e, estabilizam a frequência da rede ao armazenar temporariamente menores quantidades de energia em unidades estacionárias, num curto período. Desta forma, o consumo interno é optimizado: os operadores de sistemas fotovoltaicos aumentam a proporção de energia solar de própria utilização, enquanto reduzem os seus custos de aquisição de energia.

“Estamos a olhar para a mobilidade elétrica no contexto de um sistema global de fornecimento de energia cada vez mais baseado em energias renováveis. Estamos a desempenhar um papel pioneiro com a pré-qualificação do mercado de igualdade de energia – permitindo que os produtores alimentem a rede com energia, como parte do projeto piloto. Este sistema é, pela primeira vez, também possível ao nível das habitações individuais, o que ajuda a equilibrar toda a rede elétrica”, destacou o Dr. Hagen Seifert, responsável pelos projetos de Produtos Sustentáveis ​​da Audi.

Como parte da sua pesquisa pela mobilidade premium isenta de emissões, a Audi está também a estudar serviços que se expandem como produto além do automóvel. Um aspeto importante é a inter-relação entre todas as áreas da vida onde o veículo se enquadra perfeitamente com um ambiente conectado. Existe um foco especial nos serviços que envolvem a interação entre o carro e o meio envolvente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)