Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Audi Grandsphere Concept, luxo e conforto em viagens autónomas

By on 3 Setembro, 2021

O novo audi Grandsphere é um concept que mostra uma nova filosofia dos automóveis. Habitáculo luxuoso e confortável onde a tecnologia de condução autónoma trata da viagem.

A Audi apresentou o segundo de três concepts considerados cruciais para o futuro da marca. O Grandsphere, revelado agora e que vai marcar presença no Salão de Munique que decorre entre os dias 7 e 12 de setembro, é um concept com mais de 5 metros (5,35 m) que mostra uma nova forma de viajar. De facto, o principal objetivo deste concept é mostrar uma filosofia de automóveis onde o conforto, espaço e luxo do habitáculo serão mais importantes do que a própria condução. É também a prova de que, no futuro, os carros vão ser construídos de forma diferente, onde as necessidades do habitáculo vão influenciar o design exterior, numa construção de “dentro para fora”.

O grande ponto alto desta filosofia é a possibilidade de criar uma espécie de sala no interior do veículo onde o volante pode, ou não, estar presente no tablier, mediante a escolha do utilizador. Ou seja, o Audi Grandsphere é a prova de que, aos olhos da Audi, a condução não vai ser o mais importante nos automóveis do futuro, mas sim a experiência dos passageiros. Para tal, o concept está equipado com condução autónoma de Nivel 4, acompanhado por uma motorização 100% elétrica. Com base na plataforma PPE, o Audi Grandshere vai estar equipado com dois motores elétricos e uma bateria de 120 kWh de capacidade.

Filmes, jogos ou trabalho

Com esta filosofia, o Audi Grandsphere mostra que os carros do futuro vão ser uma espécie de “mundo de experiências”. A Audi indica que o espaço a bordo pode ser utilizado como escritório para trabalhar, sala para disfrutar dos videojogos favoritos ou para ver os filmes que mais gosta graças a um interior onde a digitalização está presente em praticamente todas as funções. Tudo isto enquanto se desloca para o restaurante ou hotel que marcou na navegação, enquanto o veículo faz o resto, que é como quem diz, a condução. A Audi indica ainda que, num futuro mais distante, pretende criar eventos privados nos seus automóveis como concertos, eventos culturais ou desportivos para os quais os utilizadores dos veículos serão convidados.

Condução? Ainda existe

Se prefere continuar a ter um carro para conduzir, o Grandsphere também o permite. Se escolher o modo de viagem manual, toda a informação necessária à condução é apresentada nos ecrãs que compõem o tablier, onde apenas precisamos de “puxar” o volante para fora, ação essa que faz, igualmente, aparecer os pedais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)