Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado
Novo Audi Q6 e-tron: A nova aposta da Audi

Audi lança SQ8 com motor V8 biturbo diesel

By on 24 Junho, 2019

Finalmente a Audi revelou o SQ8, a versão de topo do Q8 que surge com um V8 a gasóleo.

O Q8 surge nesta versão SQ8 com o mesmo motor poderoso do SQ7, um V8 de 4.0 litros biturbo a gasóleo que debita 429 CV e 900 Nm de binário, sendo este obtido a partir das 1000 rpm. Com estas cifras, o SQ8 chega dos 0-100 km/h em meros 4,8 segundos, tendo a velocidade máxima, como habitualmente, castrada nos 250 km/h. O V8 está equipado com tecnologia 48 volt e com uma pequena bateria de iões de lítio, que acionam um compressor elétrico que permite manter os turbos sempre cheios e anulando, assim, o tempo de resposta dos turbos. O carro tem capacidade para andar em modo elétrico até aos 22 km/h.

O SQ8 está equipado com travões de carbono nas quatro rodas, de série, oferecendo, ainda, suspensões pneumáticas e vários modos de condução, albergados no Drive Select. No lado dos opcionais está a direção às quatro rodas, o diferencial desportivo no eixo traseiro e as barras estabilizadoras ativas.

Para destacar este SQ8, a Audi introduziu algumas alterações, nomeadamente, as quatro saídas de escape na traseira, o difusor mais pronunciado e pintado de cinzento, as jantes maiores e com novo desenho, novas entradas de ar na dianteira, além de toda a parte cosmética no exterior e no interior.

O carro estará à venda nas próximas semanas, sendo que a Audi está a pensar em fazer uma versão a gasolina do SQ8 para ser vendido em alguns mercados como, naturalmente, o norte americano. Quando a preços, ainda não estão definidos e não se sabe quando chegará a Portugal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)