Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado
O mais aperfeiçoado dos Audi R8 faz a devida homenagem ao seu motor V10

Audi mostra renovado R8 que estará à venda em 2019

By on 24 Outubro, 2018

O modelo que tem como rival o McLaren 570S, Ferrari 488 GTB e Lamborghini Huracan, recebeu remodelação de meio de ciclo que incidiu no motor, comportamento e ligeiro retoque da maquilhagem.

No que toca às mudanças de visual, o renovado Audi R8 conta com uma nova grelha trapezoidal, à imagem da restante gama da casa de Ingolstadt, óticas 3D com faróis LED. Farolins escurecidos, um novo “spliter”, saias laterais maiores, entradas de ar laterais majoradas e uma grelha traseira com novo desenho, completam as alterações pensadas para dar um visual mais agressivo ao R8.

Os escapes foram redesenhados, passando as saídas a serem ovais, em titânio as do R8 V10 Performance. A paleta de cores foi rejuvenescida e surgem novas cores, as jantes de 19 e 20 polegadas tem novo desenho (são forjadas no V10 Performance) e há novos elementos decorativos feitos em fibra de carbono. O interior não conheceu alterações, exceto novos revestimentos em Alcantara.

Nas mecânicas, a grande alteração fez-se no V10 de 5.2 litros. Melhorias na ECU e no turbo, passaram a potência dos 540 para os 570 CV, com o binário a subir 14 NM para os 550 Nm. O V10 Performance dá um passo em frente e graças a várias alterações feitas pela Audi Sport, a potência chega aos 620 CV (611 CV anteriormente) e o binário aos 565 Nm.

Contas feitas, o Audi R8 V10 chega dos 0-100 km/h em 3,4 segundos (3.5 para o Spider), o V10 Performance consegue 3,1 segundos. Os 20 quilogramas a mais que exibe na báscula devido aos sistemas de tratamento dos gases de escape para respeitar o protocolo WLTP, são ultrapassados pelo aumento de potência e binário.

Novos pneus Michelin e um ABS refeito, tornam o carro espetacular na que toca ao comportamento e à travagem. Quanto a preços, devem ser muito semelhantes aos atuais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)