Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado
Novo Audi Q6 e-tron: A nova aposta da Audi

Audi Q3 à venda em Portugal a partir de 51.600€

By on 4 Novembro, 2019

O modelo destaca-se pelo desenho compacto com forma de coupé, um equipamento reforçado e tecnologia melhorada, oferecido com dois níveis de equipamento (Base e S-Line) e dois motores 2.0 TDi com 150 e 190 CV.

Parte da família Q3, o Sportback combina o estilo coupé com a funcionalidade de um SUV. Semelhante ao Q3, a versão coupé acaba por ver alterações nos para choques, proteções da carroçaria em preto, cavas das rodas musculadas – o carro parece maior, mas na realidade é mais comprido devido aos para choques e mais estreito 6 mm que o Q3. A linha de cintura marca a lateral, mas é o tejadilho descendente que se destaca.

Contas feitas são mais 16 mm de comprimento face ao Q3 e uma altura de 1567 mm, menos 29 mm que um Q3. As luzes são LED à frente e atrás, com opção pelo LED Matrix com iluminação dinâmica e luzes intermitentes dinâmicas.

O interior não conhece alterações e no centro está o sistema MMI, com ecrã inclinado para o condutor. Destacar a chegada do sistema “Car-to-X” que permite saber, por exemplo, quando os semáforos vão fechar e a integração do sistema de controlo de voz da Amazon conhecido como Alexa. Como opção, o condutor pode escolher o Audi virtual cockpit plus com três diferentes modos de visualização e um ecrã de 12,3 polegadas, que pode usar mapas do Google Earth (em opção) e aceitar comandos de voz. 

Em termos de espaço interior, há poucas diferenças e nem a altura interior foi demasiadamente penalizada. O banco traseiro, com espaço para três passageiros, pode ser regulado longitudinalmente e tem sete posições para a inclinação das costas com um rebatimento do banco na proporção 40:20:40. O volume da bagageira varia entre os 530 e os 1.400 litros. 

A Audi oferece o pacote de armazenamento e de arrumação, como opção. Além de redes nas costas dos bancos dianteiros e um compartimento de arrumação sob o banco do passageiro dianteiro, inclui uma rede de compartimento de bagagens, bem como lanternas em LED na porta da bagageira para fornecer iluminação, independentemente do que o veículo transporta. O portão traseiro elétrico é opcional.

O Audi Q3 Sportback está mais integrado com a app myAudi que conecta o smartphone ao carro. Pode, por exemplo, transferir rotas de navegação e o calendário do smartphone para o MMI e localizar onde o carro está estacionado. Uma gama de módulos de hardware complementa o portfólio de informação e entretenimento, incluindo a Audi phone box que liga o smartphone à antena do veículo e carrega o telefone de forma indutiva para os dispositivos compatíveis. O conceito é complementado pelo controle de voz em linguagem natural.

O Audi Q3 Sportback está carregado de sistemas de assistência. Exemplo disso são as 4 câmaras de 360⁰, opcionais, que permitem uma visualização total ao redor do carro. O ecrã MMI permite optar por visualizações diferentes, de forma a efetuar as manobras de forma segura e confortável. Outra opção interessante é o adaptive drive assist, que está disponível opcionalmente em combinação com a transmissão S tronic. Incorpora as funções de assistente de velocidade adaptativo, assistente para engarrafamentos e o active lane assist. Desta forma, auxilia o condutor com controlo longitudinal e lateral – aumentando substancialmente o conforto, em particular, em longas viagens.

De série, ainda, a tecnologia que melhora a dinâmica na estrada, como a suspensão desportiva e a direção progressiva, que dá resposta imediata e precisa às condições de condução, por exemplo ao curvar ou em estradas sinuosas ou com piso irregular. O Audi drive select permite alterar as características do veículo, disponibilizando seis modos de condução diferentes para definir uma condução confortável, eficiente ou dinâmica. O sistema influencia a resposta do acelerador, as características da direção e a mudança de relação do sistema S tronic, bem como a direção progressiva de série ou a suspensão opcional com controlo de amortecimento. Poderá também optar pela suspensão desportiva. 

Numa primeira fase o Q3 Sportback só vai oferecer o motor 2.0 TDI de 150 CV com tração dianteira ou sistema quattro e o 2.0 TDI com 190 CV, sempre combinados com a transmissão S tronic. Este motor Diesel 2.0 TDI (35 TDI) de tração dianteira e transmissão S tronic de 7 velocidades oferece 150 CV e um binário máximo de 340 Nm, que autorizam uma aceleração 0-100 km/h em 9,3 segundos e uma velocidade máxima de 205 km/h. O consumo combinado é de 5,9-7,1 l/100 km e as emissões de CO2 de 153 – 180 com a norma WLTP. 

Quanto ao Audi Q3 mais potente (40 2.0 TDI) é proposto apenas com tração quattro e transmissão S tronic de 7 velocidades. Com uma potência de 190 CV e um binário máximo de 400 Nm, necessita de 8,3 segundos para cumprir a aceleração 0-100 km/h e a velocidade é de 217 km/h. O consumo combinado é de 7,0 – 8,5 l/100 km e as emissões de CO2 de 183 – 222 g/km com a norma WLTP.

O Q3 Sportback está equipado com o Audi Drive Select, que oferece seis modos. O sistema influencia a resposta do acelerador, as características de direção e a mudança de relação do sistema S tronic, bem como a suspensão opcional com controlo de amortecimento. Pode também receber uma suspensão desportiva — de série na versão S Line. Com a direção progressiva, de série, o rácio da direção passa a ser variável. É tanto mais direta quanto mais se roda o volante.

A suspensão do Audi Q3 Sportback oferece um caráter desportivo e como opção, o condutor pode variar as características do carro dependendo da situação de condução, condições da estrada ou de uma definição personalizada através do Audi drive select. As jantes podem ir das 17 até às 20 polegadas.

O Audi Q3 Sportback é proposto na fase de lançamentos com dois níveis de equipamento – Base e S line – e o motor 2.0 TDI com potência de 150 e 190 CV com os seguintes preços: 35 TDI Base S-Tronic (150 CV), 51.600 euros; 34 TDI S-Line S-Tronic (150 CV), 54.150 euros; 40 TDI Base S-Tronic quattro (190 CV), 62.600 euros e 40 TDI S-Line S-Tronic quattro (190 CV), 62.250 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)