Toyota bZ4X – Ensaio Teste
VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP

Audi Q4 e-tron passa com distinção nos testes Euro NCAP

By on 8 Setembro, 2021

Na nova fornada de testes de segurança da Euro NCAP, o Audi Q4 e-tron fica tão bem avaliado como os primos do grupo VW com os quais partilha a omnipresente plataforma MEB. Tal como o VW ID.4 e o Skoda Enyaq antes dele, o carro recebe uma classificação máxima de cinco estrelas, refletindo um desempenho sólido e completo.

A variante do SUV testada foi o Audi Q4 40 e-tron. O SUV dos alemães apenas esteve menos bem na área testada à segurança dos peões, com uma avaliação de 66%. Ainda assim, lê-se no relatório da agência, que “a proteção proporcionada à cabeça de um peão foi predominantemente boa ou adequada sobre a maior parte da superfície do capô. Algumas áreas de proteção frágil ou pobre foram registadas na base do para-brisas e nos pilares rígidos do para-brisas. O capô proporcionou uma boa proteção às pernas dos peões mas a proteção da pélvis foi fraca em grande parte da largura do carro. O sistema autónomo de travagem de emergência (AEB) do Q4 e-tron reage aos utilizadores mais vulneráveis da estrada, tais como peões e ciclistas, assim como a outros veículos. Nos testes Euro NCAP, a resposta do sistema aos peões foi classificada como adequada, mas a sua resposta aos ciclistas foi classificada apenas como marginal.”

O SUV conseguiu a sua melhor classificação na segurança dos ocupantes adultos, onde os “tests nos bancos da frente e nos apoios de cabeça demonstraram uma boa proteção contra lesões por chicotadas no caso de uma colisão traseira. Uma análise geométrica dos bancos traseiros também indicou uma boa proteção contra os chicotadas. O Q4 e-tron tem um sistema que aplica o travão após uma colisão, para evitar impactos secundários, e um sistema eCall avançado que alerta automaticamente os serviços de emergência no caso de um acidente grave.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)