Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Audi quer rival para o Mercedes Maybach

By on 24 Setembro, 2018

A luta no topo da hierarquia das marcas Premium continua interessante e no sentido de não deixar a Mercedes Maybach sozinha, a Audi quer um rival á altura. Será o A8 com motor W12?

Mas o A8 não receberá, apenas, o motor W12, pois a Audi tem planos para recuperar a marca Horch. Marca nascida no início do século 20 e que deu origem à Auto Union em 1923 quando se fundiu com a DKW, Wanderer e Audi, sendo que a atual Audi é descendente da Horch, pois foi August Horch quem a fundou em 1910. As fusões acabaram por diluir os nomes que formaram a Auto Union até que a Volkswagen comprou a Auto Union à Daimler Benz nos anos 60 do século passado.

Desta forma, a Audi promovia o regresso da Horch e do motor W12 á gama, já que esse bloco é utilizado, apenas, pela Bentley. Mas se por motivo do WLTP o complicado bloco W12 não puder regressar debaixo do capô de um Audi, um V8 biturbo fará as honras da casa já que está fora de questão desenvolver um V12 nobre para colocar no Horch.

Recordamos que a última vez que o nome Horch foi usado foi em 1932, o que obrigaria a Audi a algum trabalho para recuperar a história e, também, dar a conhecer a fundação da marca de Ingolstadt atualmente. O passo seria o mesmo que levou a Mercedes a recuperar a Maybach, mas sem ter de produzir modelos como o Maybach 57 e 62, um fiasco que condenou a marca a ser um subproduto da Mercedes. O que a Audi deseja fazer é manter o topo da gama com o A8, pegar nas versões mais longas para o mercado chinês e propor um carro de luxo superior com o nome Horch. Já a Mercedes vai já num SUV e também em coupé e descapotáveis com a marca Maybach.

Ou seja, são projetos diferentes que fazem regressar uma marca como nível de equipamento e o motor W12 para debaixo do capô do A8, desta feita com o bloco de 6 litros e 593 CV. Resta saber se o lançamento vai acontecer ou não, já que algumas fontes dizem que o carro está pronto, mas o lançamento foi adiado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)