Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Audi renova topo de gama A8

By on 2 Novembro, 2021

O renovado Audi A8 mantém a versão com carroçaria L e o mais desportivo S8.

A Audi decidiu atualizar o seu topo de gama A8. Esta que é a quarta geração do modelo conta agora com novidades tanto no exterior como no interior. Começando pelo exterior, o Audi A8 apresenta-se com uma grelha de maiores dimensões que é ladeada por uma nova assinatura de luz. Os faróis são compostos por um total de 1,3 milhões de microespelhos com função matrix adaptativa, algo que cria o efeito de um projetor digital. A Audi redesenhou ainda as entradas de ar, enquanto atrás destaca-se por farolins OLED de série. A versão desportiva S8 conta com detalhes exclusivos e mais desportivos, como é o caso das ponteiras de escape.

No interior, o luxo é agora acompanhado pelas tecnologias de última geração da marca alemã. O condutor vai encontrar a versão mais recentes do painel de instrumentos digital. Em opcional surge ainda o head-up display que transmite informações importantes à condução no para-brisas. Ao centro os clientes podem escolher entre um ecrã de 10,1 ou 8,6 polegadas e atrás surgem dois ecrãs, ambos com 10,1 polegadas. No capítulo dos assistentes à condução o Audi A8 destaca-se o Park Package, tecnologia essa que inclui estacionamento remoto, ou seja, o condutor não necessita de estar dentro do veículo para realizar a manobra.

Duas carroçarias, motores Diesel e gasolina

Relativamente à gama, o restyling do Audi A8 mantém a carroçaria normal e a L e a gama de motores surge, igualmente, sem alterações. Assim, o Diesel continua presente através do seis cilindros 3.0 TDI (50 TDI) com 286 cv. A gasolina a oferta é feita por duas soluções: o V6 3.0 TFSI e o V8 4.0 TFSI. O primeiro é utilizado na versão 55 TFSI quattro com 340 cv, enquanto o segundo equipa a versão 60 TFSI quattro com 460 cv e o S8 que chega aos 571 cv. O mais desportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e conta de série com diferencial desportivo e rodas traseiras direcionais. Por fim, as encomendas no mercado europeu arrancam em dezembro, com as primeiras unidades a serem entregues em 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)