Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado
Novo Audi Q6 e-tron: A nova aposta da Audi

Audi RS3 Performance representa agora o topo da oferta desta gama

By on 24 Outubro, 2022

As versões Performance do Audi RS3 contam com um visual mais aprumado e com uma evolução do melódico motor de cinco cilindros que chega agora aos 407 cavalos de potência e é capaz de alcançar os 300 km/h.

A Audi acaba de anunciar uma nova versão do Audi RS3 designada por Performance Edition que, segundo refere, é mais rápida, mais poderosa, mais desportiva e mais especial. Começamos por explicar a parte do “poderosa”. Com esta nova edição, o conhecido motor 2.5 TFSI de cinco cilindros conta agora com 407 cavalos de potência, disponíveis entre as 5.700 e as 7.000 rpm, mas também com 500 Nm de binário máximo, constantes entre as 2.250 e as 5.700 rpm.

Estes novos valores devem-se essencialmente a um novo turbocompressor com mais pressão (chega agora a 1,6 bar), mas também a alguns ajustes no sistema de escape, que também acabam por contribuir para uma sonoridade ainda mais audível do característico som do motor de cinco cilindros. A potência continua a passar para as quatro rodas com a ajuda do sistema de tração integral quattro, afinado para esta versão (e que é capaz de passar um máximo de 50% da potência para o eixo posterior), mas também da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem com sete relações, com passagens de uma relação para outra quase instantâneas.

Por causa disto, é fácil perceber a parte do “mais rápida”. É que agora, o RS3 não só consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos como, pela primeira vez, já é capaz de alcançar os 300 km/h de velocidade máxima. No capítulo da “mais desportiva” estão equipamentos como sistema de travagem com discos cerâmicos e o chassis adaptativo, mas também os assentos desportivos com um melhor apoio lateral e com uma estrutura em carbono.

O facto de esta versão ser mais especial, é porque se trata de uma produção que está limitada a apenas 300 unidades. Distingue-se pelos logos da marca e da versão pintados de negro e por alguns elementos específicos como a sigla 300 que encontramos nas soleiras das portas, ou a “coreografia” simulada pelo sistema de iluminação, que também nos mostra o número 300 em sequência, finalizando a animação com a bandeira xadrezada.

Detail
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)