Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Audi RS6 Avant e RS7 Sportback também recebem versões Performance

By on 29 Novembro, 2022

Tanto a RS6 Avant como o RS7 Sportback já são dos melhores desportivos que a Audi produz atualmente. No entanto, e dando continuidade ao que temos visto na sua gama RS, também estes vão receber mais “Performance”.

Tanto a Audi RS6 Avant como o Audi RS7 Sportback são modelos que já estão inscritos na história da marca alemã tal e qual como estão, ou não fossem estes dos mais arrojados e potentes projetos que se mantêm em produção. No entanto, e no seguimento do que a Audi tem vindo a fazer com as suas opções de caráter mais desportivo, também estes dois vão passar a contar com uma nova versão Performance, ainda mais potente e afinada para oferecer o melhor patamar de prestações.

Para começar, o motor TFSI V8 Biturbo de quatro litros recebeu turbocompressores de maior dimensão e com uma pressão mais elevada, fazendo com que haja um ganho de potência em torno dos 30 cavalos e de 50 Nm no binário máximo. Ou seja, em ambos os casos, a potência máxima é agora de 630 cavalos e o binário chega agora aos 850 Nm. Traduzido em prestações, esta diferença representa um ganho de 0,2 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h, que se efetua agora em apenas 3,4 segundos.

Mas há mais. Nas versões Performance, foi também retirado algum do isolamento acústico, com o objetivo de se conseguir ouvir um pouco melhor o motor, enquanto se ganha um pouco no peso total do conjunto que fica agora ligeiramente acima das duas toneladas nos dois modelos.

Para apurar a dinâmica, as versões Performance também incluem um novo diferencial central, capaz de empurrar um máximo de 70 por cento da potência para o eixo dianteiro e um máximo de 85 por cento para o eixo posterior, ainda que a sua configuração base mantenha a repartição de 40:60 entre o dianteiro e o posterior.

As novas jantes de 22 polegadas com pneus de prestações mais elevadas também dão uma ajuda na dinâmica, enquanto apuram o visual mais desportivo da RS6 Avant e do RS7 Sportback, mas estão disponíveis apenas como opção, uma vez que, de série, ambos são equipados com modelos com menos uma polegada. E em conjunto com as jantes, é disponibilizado um conjunto de Continental Sport Contact 7, nas medidas de 285/30, que também melhoram a capacidade de travagem destes novos “Performance”.

Para completar o visual destas novas versões e também melhorar as prestações, o RS Dynamic Package é fornecido de série, ainda que se mantenha disponível o RS Dynamic Package Plus disponível como opção. E, neste caso, a velocidade máxima passa para os 305 km/h e está incluído o sistema de travagem com discos cerâmicos. Além de tudo isto, as versões Performance trazem novas cores para a carroçaria e diversos detalhes ainda mais desportivos para ambos os modelos, tanto no exterior, como no interior.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)