Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Audi Sport amplia a sua gama com inédito RS5 Sportback

By on 28 Março, 2018

A Audi Sport ampliou a sua gama ao apresentar o novo RS5 Sportback no Salão de Nova Iorque. O fastback junta-se assim ao RS5 Coupé e RS4 Avant, formando uma linha de modelos RS capaz de rivalizar com os desportivos de outras marcas premium, como o BMW M4 e o Mercedes-AMG C63.

Mecânica e prestações

Debaixo do capô do novo Audi encontra-se um motor biturbo V6 de 2.9 litros, o mesmo da versão coupé. Debita 450 cv de potência e produz 600 Nm de binário máximo entre as 1900 e 5000 rpm. Está associado a uma caixa automática Tiptronic de 8 velocidades e a um sistema ‘quattro’ de tracção integral permanente 40/60.

Com um peso de 1840 kg, o novo RS5 Sportback acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h (electronicamente limitada). O pacote Dynamic Plus estabelece a velocidade máxima nos 280 km/h.

Exterior 

Visualmente, o novo RS5 Sportback distingue-se de outros modelos A5 Sportback através de elementos estéticos característicos da Audi Sport, como por exemplo uma grelha dianteira mais larga em formato “colmeia” com um acabamento em preto gloss, um pára-choques dianteiro mais robusto com entradas de ar de dimensões superiores e um splitter traseiro cinzento escuro adornado com o logótipo ‘quattro’.

Adicionalmente, os guarda-lamas do RS5 Sportback são 15 mm mais largos do que os da versão base, as saías laterais exibem um acabamento em preto gloss, o pára-choques traseiro integra um proeminente difusor e os faróis angulares exibem um grafismo tingido e pequenas condutas de ar verticais.

Comparativamente com o Coupé, o Sportback apresenta uma distância ao solo reduzia em 7 mm, o que, juntamente com outros elementos estéticos exteriores, confere um visual mais agressivo.

Interior

O interior é caracterizado pelos instrumentos digitais do Cockpit Virtual da Audi, bancos desportivos, volante desportivo multi-funções e o logótipo ‘RS’ como factor diferenciador.

Michael-Julius Renz, responsável da Audi Sport, afirma que o novo Audi RS5 representa algo de realmente novo e inovador. “A nossa interpretação de um coupé de 5 portas de alta performance não tem antecessor nem concorrente directo.”

O novo modelo está previsto para a segunda metade de 2019, no entanto falta confirmar se a data estabelecida refere-se apenas ao mercado norte-americano ou ao global.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)