Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Audi SQ8 chega em Dezembro com motor TDI V8

By on 9 Julho, 2018

A Audi está a realizar as últimas afinações no SQ8. Baseado no Q8 Sport Concept de 2017 e com o lançamento previsto para Dezembro deste ano, o SQ8 representa a versão desportiva do novo SUV Q8 apresentado há cerca de um mês. 

O SQ8 não contará com o sistema híbrido V6 do Q8 Sport Concept (fotografia de capa), estará sim equipado com o mesmo motor do SQ7, um bloco diesel V8 de 4.0 litros capaz de debitar 435 cv de potência. De acordo com informação adiantada pelo site Autocar, esta unidade foi escolhida devido à elevada procura por motores diesel verificada no segmento. No entanto, uma versão equipada com uma motorização TFSI V6 de 3.0 litros será disponibilizada em mercados com mais afinidade pela gasolina, como por exemplo os EUA.

O Q8 Sport Concept de 2017 fornece algumas pistas sobre o que esperar das prestações do novo SQ8. O protótipo anunciava 475 cv de potência e 700 Nm de binário, o que permitia acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 275 km/h. Menos potente, o SQ8 diesel deverá apresentar prestações de valores ligeiramente inferiores.

O SQ8 receberá um sistema de escape com quatro saídas e jantes maiores que as do Q8 base. Integrará uma suspensão pneumática ajustável que melhorará a dinâmica de condução e poderá ainda incluir barras activas anti-rolamento alimentadas por um sistema eléctrico de 48 V.

Estes componentes também farão parte do RSQ8. O modelo mais extremo da gama Q8 está previsto para 2019 e equipará o sistema híbrido V8 do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)