V12 Diesel ou motor elétrico? Um duelo de SUV completamente distintos
Audi e-tron Sportback já está disponível no mercado nacional a partir de 72.618€

Audi e-tron Sportback – quando o futuro está aqui

By on 20 Abril, 2017

Um concept é sempre um modelo que levanta alguma curiosidade, justamente por ser, aquando da  sua revelação, um concept e não um carro de produção. No Salão de Xangai a Audi mostrou ao mundo o seu Audi e-tron Sportback, depois de a internet já fazer circular algumas imagens e informações. Agora é oficial, sabe-se que este é um modelo de quatro portas, 4,90 metros de comprimento e ‘mais algumas coisas’…

A172947_large

Motorização

O e-tron Sportback tem três motores: um no eixo dianteiro e os outros no traseiro. No total, a potência combinada é de 435 cv, existindo um pico de potência, que atinge os 503 cv quando no modo boost. O binário máximo é de 800 Nm. No modo boost faz dos 0 aos 100 km/h em 4,5s e tem uma velocidade máxima de 210 km/h.

A172945_large

Autonomia

O modelo tem uma bateria de iões de lítio (95 kWh) situado debaixo do piso do habitáculo e que garante uma autonomia superior a 500 km. O carregamento pode ser feito através de corrente alternada ou contínua. Nesta última, e com uma tomada de 150 Kw, bastam 30 minutos para se realizar uma carga que permite percorrer 400 km. Durante a utilização do veículo, em situações de travagem, este também recarrega. Em opção a Audi disponibiliza um sistema de carregamento por indução.

A172946_large

Suspensão e sistema de travagem

Não descurando a comodidade dos seus ocupantes, a Audi dotou o seu e-tron Sportback com suspensão independente às quatro rodas e molas pneumáticas com amortecimento variável – há quatro posições de altura pré-definidas com uma variação máxima que vai até aos 63 mm. As jantes são de 23” e os discos de 508 mm à frente e 483 mm atrás.

A172948_large

Habitáculo

O modelo está ‘forrado’ a ecrãs TFT e OLED (díodos orgânicos emissores de luz). Um que substitui o painel de instrumentos, dois na consola central – o maior com 25,4” – e um no painel de cada uma das quatro portas. Existe um módulo 4G que garante a ligação do sistema multimédia. Os espelhos retrovisores fazem parte do nosso atual passado, porque aqui não existem, antes são câmaras que projetam imagens captadas em dois ecrãs destinados a esse fim.

A172961_large

Iluminação

O e-tron Sportback conta com faróis que combinam LED com projetores laser. O sistema Matrix LED permite iluminar áreas diferenciadas.

André Duarte

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)