Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Audi USA inventa o GLOSA que ajuda os condutores a evitar os semáforos vermelhos

By on 20 Fevereiro, 2019

Não é algo que preocupe sobremaneira, mas os engenheiros da Audi nos EUA decidiram que seria uma boa ideia colocar nos modelos vendidos em território norte americano um sistema que explica como evitar o semáforo.

Chama-se GLOSA, ou seja, “Green Light Optimized Speed Advisory” e utiliza a tecnologia veículo para infraestrutura (V2I) para comunicar com os sinais de tráfego. O sistema determina a localização do veículo e o tempo que falta para chegar ao semáforo. Depois, calcula a velocidade ideal para chegar ao mesmo com a luz verde.

Naturalmente que o sistema também indica qual o limite de velocidade, seja da via onde seguimos, seja da velocidade a que o radar do semáforo faz sair a luz vermelha. Quer isto dizer que o sistema não o incentiva a andar mais depressa para chegar a tempo à luz verde do semáforo, mas sim o tempo necessário e a velocidade máxima permitida para chegar á zona do semáforo e apanhá-lo verde.

O GLOSA está a funcionar em alguns modelos Audi de 2017 e outros mais recentes e funciona em colaboração Traffic Light Information, que informa dentro do carro o tempo que o semáforo está verde.

Contas feitas, o GLOSA é utilizado em mais de 4700 cruzamentos com sinalização luminosa em áreas metropolitanas muito povoadas. O sistema exige que o modelo em causa tenha uma subscrição Audi Connect Prime que custa 199 dólares por seis meses ou 499 dólares por 18 meses, estando disponível no A6, A7, A8 e Q8. Para este efeito o preço é demasiado elevado, mas a Audi refere que o GLOSA vai evoluir com mais valências.

Para já é algo que os americanos são capazes de aderir já que passam 300 horas por ano parados num semáforo, ou seja, 12,5 dias!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)