Como prolongar a vida do seu carro elétrico?
Estudos mostram impacto positivo dos carros elétricos no ambiente

Aura Concept, o desportivo elétrico feito no Reino Unido que promete mais de 600 km de autonomia

By on 22 Setembro, 2021

O Aura Concept é um one-off homologado para estrada. Apesar de apelativo, é uma mera demonstração de novas tecnologias a pensar no futuro dos carros elétricos.

O Aura Concept é um desportivo elétrico de apenas dois lugares que foi desenvolvido em parceria entre a Astheimer, Potenza Technology, BAMD Composites, Conjure e Spark EV. Curiosamente, este one-off foi construído durante a pandemia – desenvolvimento começou a 1 de outubro de 2020 – e durou menos de 1 ano a concluir. Apesar de ter um visual marcadamente desportivo, o principal objetivo foi criar um veículo sustentável e eficiente. Para tal, a carroçaria é feita em compósitos de fibra naturais, com um design focado na aerodinâmica.

Tudo isto é acompanhado por dois packs de baterias de 44 kWh, um instalado no fundo do veículo e o outro debaixo do capot, algo que garante, segundo dito pelos líderes do projeto, 643 km de autonomia com um único carregamento. Com estes valores, os criadores do projeto pretendem reduzir a ansiedade causada pela autonomia.

Para além disso, este elétrico conta com vários equipamentos de última geração como é o caso de uma avançada interface Humano-Máquina (HMI) com visualização 3D que oferece um feedback em tempo real da performance aerodinâmica do veículo. Por fim, este veículo não deverá passar de um mero one-off de demonstração de tecnologia que poderá ser utilizada em outros veículos. Aliás, Justin Ott, CEO da Spark, revelou à Autocar que já se encontram em conversações com dois construtores chineses para a utilização deste sistema elétrico em carros elétricos premium que deverão entrar em produção ainda em 2021.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)