Lamborghini: Novo logótipo da marca italiana
Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre

Automobili Lamborghini: A Fábrica e Produção Fazem 60 Anos

By on 27 Março, 2023

Atualmente a Automobili Lamborghini é uma empresa de renome mundial, com mais de 2.000 colaboradores e 9.233 automóveis entregues em 2022. No entanto, quando Ferruccio Lamborghini fundou a empresa em 1963, começou do zero. Nos últimos 60 anos, a sede da Lamborghini, onde os icónicos automóveis continuam a ser criados, sofreu atualizações, extensões e reconfigurações baseadas nas necessidades de produção, ambientais e tecnológicas, mas nunca perdeu a sua estrutura central original.

Ferruccio Lamborghini procurou um local para criar a sua nova empresa e escolheu o terreno para construir a sua nova fábrica em Sant’Agata Bolognese, a poucos quilómetros da sua cidade natal de Cento. A construção da parte inicial da fábrica, considerada uma das mais modernas do seu tempo, foi muito rápida e terminou em apenas oito meses entre o outono e o inverno de 1963. A 20 de outubro do mesmo ano, quando Ferruccio Lamborghini convidou a imprensa para o lançamento do primeiro automóvel Lamborghini, o protótipo de 350 GTV, a estrutura principal completa da fábrica já era visível no fundo da fotografia.

Em 1966, quando a caixa de velocidades e o diferencial também começaram a ser fabricados internamente, a produção, escritórios, salas de testes e oficina de serviços podiam ser encontrados na área coberta de 12.000 m2 da estrutura original. Havia duas linhas de montagem de produção: uma para os motores e peças mecânicas e outra para a montagem de automóveis com maquinaria auxiliar para a produção de peças e afinação de veículos. Os escritórios, com 260 metros e localizados ao longo da frente e no centro, incluíam o escritório do presidente e os escritórios dos departamentos técnicos e comerciais. Do lado direito do edifício estavam as salas de ensaio e do lado esquerdo a oficina de atendimento ao cliente e as salas dos colaboradores. Desde o início, a Lamborghini concentrou-se na utilização de maquinaria tecnologicamente avançada, combinando as competências artesanais dos trabalhadores com a tecnologia mais avançada disponível, um valor que permanece no centro da visão industrial da empresa nos dias de hoje.

A 18 de outubro de 1968, a Lamborghini anunciou a conclusão iminente de três novos edifícios industriais, acrescentando 3.500 m2 de área coberta. Estes eram edifícios que, além de reforçarem as instalações de produção, criariam também um departamento de testes moderno e bem equipado. A fotografia que acompanha este comunicado de imprensa é agora icónica, dado que mostra, além do departamento em construção, um 400 GT, um Islero, um Espada e dois Miura.

A produção passou de 67 Lamborghinis produzidos em 1965 para 425 em 1971, caindo para 55 em 1979, devido à crise económica dos anos 70. A década de 1980 marcou uma retoma da produção, atingindo 470 automóveis produzidos em 1987, juntamente com 300 motores marítimos.

Em 1983, a Lamborghini lançou pela primeira vez o desenvolvimento e a utilização de fibra de carbono. O novo Departamento “Esperienza Materiali Compositi” (conhecido como E.Co), foi criado graças à chegada do know-how de Seattle que foi desenvolvido a partir dos primeiros componentes de fibra de carbono e Kevlar do Boeing 767. Foi criado o primeiro protótipo de chassis de fibra de carbono do Countach Evoluzione: esta foi a primeira utilização de materiais compostos pela Lamborghini e uma novidade absoluta para um projeto deste tipo para um automóvel de estrada.

Em 1990, foi adquirido equipamento necessário para a investigação, desenvolvimento e testagem no campo dos sistemas eletrónicos e novos materiais compósitos. Foi também criada uma oficina de testes e desenvolvimento de sistemas de controlo de emissões, permitindo que este processo fosse gerido diretamente internamente a partir desse ponto em diante.

Ao juntar-se ao grupo Audi em 1998, a velocidade de desenvolvimento na Lamborghini cresceu exponencialmente, assim como o número de carros produzidos e o número de colaboradores. Em 2000, a Lamborghini produziu 296 automóveis e empregou 440 funcionários; em 2001, a renovação da sede foi concluída, a primeira após muitos anos, envolvendo a construção de um novo edifício de escritórios, um museu de dois andares e uma nova área de investigação e desenvolvimento, para além do investimento em linhas de montagem e cantina que foram concluídas em agosto de 2001, num total de 155 milhões de euros.

A 25 de outubro de 2002, a abertura do Lamborghini Centro Stile foi anunciada para o final da primavera de 2003, por ocasião do 40º aniversário da empresa. O centro deveria abrir dentro de uma área designada de um novo edifício que alberga o serviço ao cliente, o centro dedicado aos automóveis clássicos da Lamborghini e ao setor dos motores marítimos. Em 2003, a empresa estava em rápido crescimento, ocupando uma área de 100.000 m2, dos quais 28.900 estavam cobertos, produzindo 1.305 automóveis e com 624 colaboradores, dos quais 145 estavam empregados em investigação e desenvolvimento. Em 2006, com um impressionante crescimento de +30,4% em relação ao ano anterior, foram produzidos 2.087 automóveis.

Em novembro de 2008, começaram os trabalhos de expansão do departamento de Acabamentos, uma área dedicada ao controlo final dos carros que saem da linha de montagem; em outubro foi inaugurada a nova plataforma logística integrada, agora localizada dentro das instalações de Sant’Agata Bolognese, num novo edifício construído para o efeito. O novo centro logístico cobria 11.000 m2, garantindo espaço para 14.052 paletes.

Em 2011, foi lançado o novo Aventador LP 700-4, equipado com um inovador monocoque de fibra de carbono concebido e fabricado inteiramente em Sant’Agata Bolognese. Para a carroçaria Aventador, feita de 100% de fibra de carbono, a Lamborghini decidiu-se pela produção interna completa e lançou o “CFK – Lamborghini Carbon Production”, estabelecendo ainda mais a liderança da Lamborghini no setor dos automóveis superdesportivos para a produção e desenvolvimento de materiais compósitos, que continua até hoje.

2011 assistiu também à abertura do Lamborghini Park, o que hoje permite à empresa avançar dois dos seus projetos mais importantes em sustentabilidade e investigação do impacto ambiental local: a biomonitorização com abelhas; e o estudo experimental de biodiversidade e captura de CO2 da Oak Forest, realizado em parceria com o Município de Sant’Agata Bolognese e as Universidades de Bolonha, Bolzano e Munique.

Em 2012 foi erguido um edifício completamente novo que alberga o desenvolvimento dos protótipos (protoshop) e o centro de pré-série: o primeiro edifício industrial de múltiplos andares de Classe Energética A e N-ZEB (edifício de emissão líquida zero) em Itália.

Em 2015, a Automobili Lamborghini inaugurou os seus novos sistemas de trigeração e de aquecimento urbano, dois dos principais projetos que levaram a empresa de Sant’Agata Bolognese a obter a certificação de CO2 neutro para toda a fábrica. O evento celebrou a realização de um objetivo-chave da estratégia de sustentabilidade ambiental da Lamborghini, iniciada alguns anos antes e que continua até hoje.

Em 2018 chegou o terceiro modelo, o Urus Super SUV, com produção em Sant’Agata Bolognese fortemente defendida por Stephan Winkelmann, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Automobili Lamborghini. Apoiada por um protocolo histórico com o Governo italiano e a Região Emilia-Romagna, apoiando um renascimento na região ‘terra dei motori’, a fábrica aumentou a sua área coberta para 160.000 m2.

A nova unidade de produção em Sant’Agata Bolognese abriga a nova linha de montagem inteiramente dedicada ao Urus, o novo departamento de acabamento para todos os modelos Lamborghini, e o novo edifício de escritórios com certificação LEED Platinum: o padrão mais elevado do mundo para a certificação energética e ambiental na conceção e construção de edifícios. Foi também construída uma nova pista de teste, com treze superfícies diferentes especialmente para SUV, bem como um novo armazém logístico, uma segunda central de trigeração, e o novo “Energy Hub” para a produção centralizada de todos os vetores de energia. Foi desenvolvido o modelo de produção “Manifattura Lamborghini”, que traz uma abordagem inovadora e sustentável, combinando o artesanato com as tecnologias mais avançadas.

Em 2019, foi inaugurada a fábrica de tintas para o Urus e, desde 2020, a cadeia de fornecimento de estruturas tornou-se mais sustentável graças ao transporte ferroviário em vez do rodoviário, conseguindo uma redução de CO2 de 85%. Esta sustentabilidade não se limita apenas à proteção do ambiente circundante, mas ao longo dos anos continuará o compromisso da empresa em várias frentes com as pessoas e a comunidade em que opera, como parte da sua responsabilidade social cada vez mais generalizada.

Em Maio de 2021, Stephan Winkelmann anunciou o programa “Cor Tauri Management”, um plano ambicioso que levará a Lamborghini a eletrificar toda a gama de produtos em 2023-2024, com a introdução de um modelo totalmente elétrico no final da década. Estes são passos significativos dentro do amplo programa de descarbonização, parte da abordagem holística da empresa à sua estratégia de sustentabilidade, uma vez que trabalha para reduzir continuamente o impacto não só do local de produção mas de toda a cadeia de valor.

A longa fachada, parte da construção original de 1963, com a orgulhosa placa Lamborghini no telhado, é ainda hoje a parte mais visível da empresa, o marco de uma estrutura que evoluiu ao longo dos anos, mas cujo ADN permanece o mesmo, sempre com os olhos postos no futuro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)