Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza

Automobili Lamborghini foi destacada com o prémio Green Star pelo segundo ano

By on 27 Abril, 2022

A atribuição de mais um prémio Green Star, destaca a Lamborghini como uma das empresas italianas mais sustentáveis, relevando o trabalho que tem feito neste campo ao longo dos últimos anos.

A atribuição do prémio Green Star é da responsabilidade do Instituto Tedesco Qualità e Finanza (ITQF), em colaboração com o Institut für Management und Wirtschaftsforschung (IMWF), de Hamburgo, que tenta destacar as empresas que mais esforços têm efetuado na adoção de soluções e estratégias mais sustentáveis, com o objetivo de minimizar o impacto industrial.

Ao todo, são recolhidas mais de um milhão de citações online, relativas a cerca de 2000 empresas, sendo que os principais critérios monitorizados, estão relacionados com a sustentabilidade ecológica, económica e social, a inovação e a tecnologia. E neste ano, uma das empresas melhor destacadas, foi mesmo a Automobili Lamborghini.

Stephan Winkelmann, Chairman e CEO da Automobili Lamborghini, comenta: “Estamos deveras orgulhosos por ter recebido, também em 2022, o Green Star Award. O nosso empenho vem de longe: já em 2009, nos primeiros tempos, desenvolvemos ações verdes que nos levaram, em 2015, a ser certificados como instalação de produção neutra em CO2. Hoje, prosseguimos por este caminho, e, com efeito, fazemo-lo sempre com maior consciência. Demonstra-o o anúncio do nosso plano até 2030, Direzione Cor Tauri, que conduzirá, no espaço de pouco anos, à hibridização de todos os modelos e ao nascimento de um quarto modelo totalmente elétrico”.

O construtor de automóveis de Sant’Agata Bolognese tem desenvolvido diversos projetos na área da sustentabilidade, onde se destaca a criação de um parque com cerca de dez mil carvalhos, os projetos de biomonitorização com abelhas, a construção de uma das maiores instalações fotovoltaicas industriais de Emilia Romagna, e a criação de uma instalação de aquecimento urbano e trigeneração, fundamentais para a obtenção da certificação de neutralidade de toda a fábrica em 2015 e que ainda se mantém atualmente, apesar dos edifícios da fábrica já terem duplicado em termos de área.

Entre os mais recentes projetos de economia circular, está também a reciclagem dos resíduos de pele e de carbono fino, e mais recente em termos de logística sustentável, que permitiu reduzir em 85% as emissões produzidas pelo transporte das carroçarias do Urus, que passou a ser efetuado sobre carris. E, hoje, o percurso da Lamborghini acelera com o objetivo de passar de unidade fabril a empresa neutra em CO2, segundo uma abordagem holística que envolverá produto, instalações, logística e cadeia de abastecimento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)