Honda NSX de Ayrton Senna à venda
500 Milhas ACP: Um sonho de norte a sul

Automóvel Club de Portugal homenageia Ayrton Senna

By on 26 Novembro, 2018

Numa cerimónia decorrida na sede do Automóvel Club de Portugal (ACP), foi homenageado o piloto brasileiro Ayrton Senna, através de uma escultura que celebra a sua primeira vitória da Fórmula, exatamente, no Autódromo do Estoril, debaixo de uma chuva copiosa, em 1985.

Recordo esta corrida não só pela valente ensopadela que apanhei, mas pelo facto de ter lido no AUTOSPORT que tinha ganho um piloto que prometia muito. Dizia-se que estávamos perante um Campeão do Mundo. Vi pouco da corrida devido à chuva, mas o “bichinho” dos automóveis já vivia em mim há muitos anos e sonhava, um dia, ser piloto. Não se concretizou… mas a previsão de que estávamos perante um piloto de exceção confirmou-se!

Na cerimónia onde foi revelada a escultura, estiveram presentes o presidente do ACP, Carlos Barbosa, o embaixador do Brasil, Luiz Alberto Machado e Baroni Neto, da editora BB. O primeiro aproveitou para lembrar que, também ele, esteve nessa corrida. “Tive o prazer de assistir a esta corrida e até cheguei a ver o Senna anos a correr no Estoril em Kart. Senna sempre teve una relação muito forte com Portugal, sempre teve grandes amigos por cá. Era um homem extraordinariamente concentrado, mas também um homem muito bom. Todos conhecemos o trabalho diário de apoio social no Brasil levado a cabo pelo Instituto Ayrton Senna. Era piloto imbatível na chuva e fez em Portugal um início de carreira magnifico. É claro que o ACP acolheu de imediato esta iniciativa de trazer uma estátua de Senna para Portugal.”

Já o embaixador do Brasil lembrou que “Senna é um dos grandes heróis do povo brasileiro e é um símbolo de seriedade, de empenho, sendo um enorme exemplo para as gerações mais novas. Ao rever as imagens da vitória de Senna impressionou-me a maneira como os portugueses a celebraram, como se de um português se tratasse. Sem dúvida que Portugal era a segunda casa de Ayrton Senna e o ACP é o sítio certo para ter esta estátua exposta”.

Esta escultura foi revelada na mesma altura em que foi lançado o livro “Senna – um herói moldado de alma, coração e aço!”, que relembra a trajetória de Ayrton Senna, os seus principais feitos, nomeadamente, a primeira vitória, em Portugal, em 1985 e a conquista do tricampeonato de F1 em 1991, em Suzuka. Este livro é uma parceria entre o ACP, a BB Editora e o Instituto Ayrton Senna. Por vontade da família e da fundação do piloto, o local escolhido para a colocação da obra foi a sede do Automóvel Clube de Portugal, que organizava o Grande Prémio de Portugal quando Senna alcançou o seu primeiro triunfo na Fórmula 1. De acordo com Carlos Barbosa, o livro apresenta novas histórias e fotografias, que não saíram ainda nas obras já publicadas, uma vez que foi elaborado por familiares e pessoas chegadas ao piloto. No ACP os admiradores do piloto brasileiro Ayrton Senna poderão adquirir objetos relacionados com a sua carreira, como fatos de competição, camisolas, miniaturas dos carros que pilotou, bonés, porta-chaves e autocolantes.

A estátua é da autoria de Rafael Sanches e é a 12ª de 15 estátuas feitas pelo artista e que estão em vários locais, entre eles, o Autódromo de Interlagos. “Há anos que idealizei este projeto”, explicou o promotor da ideia, Baroni Neto. “Esta é a 12ª de 15 estátuas que pensamos para homenagear a carreira de Senna, uma estátua linda e que só posso estar agradecido ao ACP por ter acolhido e valorizado esta iniciativa”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)