Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

“Barrell roll” vale recorde mundial do Guinness ao Jaguar E-Pace

By on 15 Julho, 2017

O novo Jaguar E-PACE bateu um GUINNESS WORLD RECORDS de forma oficial na sua apresentação internacional. O SUV compacto de alto rendimento entrou a voar para o livro dos recordes com um salto de 15 metros de comprimento numa acrobacia “barrell roll”, com uma espiral de 270 graus.

Este recorde demonstra a agilidade, precisão e rendimento do último SUV da Jaguar. Foi o teste final do E-PACE, depois de 25 duros meses de trabalho em quatro continentes para garantir uma durabilidade extrema e que o modelo faça justiça à filosofia “Art of Performance” da Jaguar.

O Jaguar E-PACE é um SUV compacto de cinco lugares, que oferece o design e o rendimento de um desportivo Jaguar num veículo com tração às quatro rodas que pode vangloriar-se da conectividade disponível, do espaço interior e do seu funcionalismo.

O design e a dinâmica de condução que caracterizam o Jaguar confirmam o ADN desportivo da marca incluído num modelo prático repleto de tecnologias avançadas que lhe permitem estar sempre ligado.

O E-PACE é a última incorporação à família dos SUV da Jaguar, da qual já fazem parte o vanguardista I-PACE Concept totalmente elétrico e o Jaguar F-PACE, galardoado com o prémio World Car do Ano 2017, que também bateu um recorde GUINNESS WORLD RECORD em 2015 ao completar o maior looping da história.

As linhas desportivas exteriores são inspiradas no F-TYPE, de onde se destaca a grelha da Jaguar, proporções imponentes, estrutura recortada e uma traseira potente. Estes elementos conferem ao E-PACE uma presença atrevida e funcional que reflete imediatamente a sua dinâmica e agilidade. O ADN dos desportivos da Jaguar também está patente nas linhas do tejadilho e no desenho emblemático das janelas laterais.

“Os princípios de design caraterísticos da Jaguar fazem com que o E-PACE se distinga imediatamente como o desportivo da sua classe. O nosso novo SUV compacto combina espaço interior, conectividade e segurança esperadas pelas famílias com proporções, pureza de design e rendimento que não costumam estar associadas a um veículo tão prático”, refere Ian Callum, Director of Design da Jaguar.

O E-PACE bateu o recorde mundial no centro ExCeL de Londres, uma das poucas instalações do Reino Unido com uma superfície capaz de albergar a rampa de chegada e a rampa de saída com 160 metros que é crucial para realizar o salto de 15 metros.

Ao volante estava o piloto de acrobacias Terry Grant, protagonista de inúmeras cenas de ação em muitos filmes e que conta no seu palmarés com o número impressionante de 21 GUINNESS WORLD RECORD.

Terry Grant, piloto de acrobacias, refere: “Pelo que sei, nenhum veículo de produção em série tinha feito este barrell roll, razão pela qual sempre quis tentar esta proeza. Depois de agarrar no volante do Jaguar F-PACE para realizar o maior looping da história, foi excelente poder colaborar no lançamento do novo membro da família PACE com um recorde ainda mais espetacular.”

Esta acrobacia não pode ser feita em casa, uma vez que foram necessários meses de testes e de estudos para aperfeiçoar ao máximo o movimento e determinar a velocidade certa para a saída. As rampas foram desenhadas ao pormenor em CAD antes de ser efetuado qualquer salto. Terry suportou uma força de 5.5 Gs durante a espiral dinâmica de 270 graus, que foi conseguida graças a uma rampa de saída de 160 metros que permitiu ao veículo chegar ao ar com a velocidade adequada.

Pravia Papel, júri de los recordes Guinness mundiais, acrescentou: “É um recorde impressionante que ficará registado para sempre nas nossas memórias. Já tinha visto esta proeza no cinema, mas ver ao vivo foi algo muito especial. Quero felicitar Terry e a Jaguar por terem batido mais um recorde épico Guinness.”

Depois da acrobacia, os presentes puderam assistir a um espetáculo musical a cargo de Pete Tong & The Heritage Orchestra que serviu para apresentar o lendário concerto Ibiza Classics. Para celebrar o lançamento do novo Jaguar E-PACE, Pete uniu-se à cantautora Raye para interpretar a canção “You Don’t Know Me” de Jax Jones, um êxito no qual Raye participou e que já conta com mais de 230 milhões de reproduções no Spotify e mais de 130 milhões de visualizações no YouTube.

Pete Tong termina: “Colaboro com a Heritage Orchestra há alguns anos, mas esta é a primeira vez que participei em algo deste género. É muito emocionante e estou muito contente por poder fazer parte deste evento. Foi emocionante ver esta acrobacia ao vivo. Esta maneira tão criativa de apresentar o novo Jaguar E-PACE serviu de inspiração para colaborar com a Raye e estamos a pensar incluir a canção no meu novo disco.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)