Um ícone renasce: Bentley irá construir 12 Speed Six
Três Bentayga únicos para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Bentley apresenta os melhores resultados financeiros de sempre

By on 18 Março, 2023

As vendas de automóveis de luxo têm vindo a aumentar nos últimos anos, embora a pandemia Covid-19 tenha, naturalmente, tido um impacto na indústria, em 2020. De acordo com um relatório da Research And Markets, o mercado mundial de automóveis de luxo deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,4% entre 2021 e 2028.

Há muitos fatores que contribuem para este crescimento das vendas de automóveis de luxo, entre eles o desejo crescente de possuir símbolos de status e bens de luxo. Como a grande maioria dos outros segmentos, o mercado de automóveis de luxo é altamente competitivo, e os fabricantes precisam de se manter no topo das tendências e exigências dos consumidores para se manterem bem sucedidos.

É neste contexto que a Bentley Motors revelou os seus resultados financeiros recorde de 2022, com um lucro de operação de quase mil milhões de euros em comparação com o ano fiscal de 2018. Os últimos números anuais mostram um lucro de 708 milhões de euros, representando um crescimento de lucro de 82 por cento graças a um crescimento de quatro por cento em volume.

O volume de negócios atingiu 3,38 mil milhões de euros, mais 19 por cento durante o mesmo período. O anúncio segue-se a um recorde de vendas em 2022, quando a Bentley entregou 15.174 automóveis, sendo a primeira vez que vendeu mais de 15.000 automóveis num ano.

Esta bem sucedida performance financeira da empresa tem como consequência direta um previsto grande investimento pelo que a Bentley vai deixar de ser o maior produtor mundial de motores de 12 cilindros para ser uma empresa de veículos totalmente elétricos dentro de apenas uma década.

O retorno das vendas subiu para 20,9% em 2022, um aumento de 13,7% em 2021 e o mais alto dos 104 anos de história da Bentley.

Para Adrian Hallmark, Presidente e CEO da Bentley Motors: “Desde o ponto baixo de 2018, toda a equipa da Crewe tem trabalhado intensamente para reestruturar o modelo de negócio, em paralelo com o lançamento sucessivo de novos modelos e características líderes de segmento. O ano passado marcou uma conquista nesta viagem.

“Desde 2018, foi alcançada uma reviravolta nos lucros de quase mil milhões de euros, apesar de um período sem precedentes de perturbações e crises, incluindo Brexit, Covid, Fornecimento de Semicondutores, Ucrânia e instabilidade económica no Reino Unido.

“Construímos uma base financeira sustentável a longo prazo, uma estrutura de custos competitiva e um posicionamento de mercado único, resultando numa geração de dinheiro historicamente forte que está a fornecer o financiamento para a corrida mais ambiciosa ao BEV total e à neutralidade de carbono no setor do luxo. O nosso banco de encomendas e a taxa de receção de encomendas até agora em 2023 mostram um forte potencial para sustentar o nosso desempenho, embora o ambiente empresarial esteja a tornar-se mais volátil e os fatores de risco estejam a aumentar.

“Manteremos o foco no valor do cliente em vez do volume de vendas e adaptaremos o nosso plano de acordo com a situação do mercado emergente, contudo o nosso sucesso de exportação bem equilibrado, estrutura disciplinada de gestão de custos e capacidade de maximizar a personalização de uma forma industrializada, conduzindo à rentabilidade, são bons alicerces para continuar este sucesso.”

A procura contínua de modelos de SUV garantiu que o Bentayga continuasse a ser o modelo mais vendido de Bentley, tendo vendido mais modelos no seu sexto ano do que nunca, com 42% das vendas, o que faz dele o SUV de luxo mais bem-sucedido do mundo.

O Continental GT e o Convertible representam quase um terço das vendas. Destes, o GT Speed, o carro de passageiros mais dinâmico e de maior performance da Bentley, é responsável por quase 31 por cento das vendas. O Flying Spur, o melhor grand-tourer de quatro portas de luxo do mundo, alcançou 28% do total de vendas da Bentley, ajudado pela introdução de um Hybrid amigo do ambiente.

Estes resultados financeiros da Bentley apoiam a estratégia Beyond100 da empresa, uma vez que esta procura eletrificar toda a sua gama de produtos e alcançar o estatuto de carbono neutro até 2030. Isto inclui um programa de investimento de 3 mil milhões de euros, com a duração de dez anos, em futuros modelos e na fábrica Pyms Lane em Crewe, Inglaterra, onde todos os modelos Bentley são construídos.

Resumo da Performance de cinco anos histórica

ANO VENDAS FATURAÇÃO (€) LUCRO OPERACIONAL (€)

2022 15,174 (+4) 3,384 milhões (+19%) 708 milhões (+82%)

2021 14,659 (+31%) 2,845 milhões (+39%) 389 milhões (+1845%)

2020 11,206 (+2%) 2049 milhões (-2%) 20 milhões (-69%)

2019 11,006 (+5%) 2,092 milhões (+35%) 65 milhões (+123%)

2018 10,494 1,548 milhões -288 milhões

CI 10 /2023

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)