Bentley conquista o estatuto “Net Zero Plastic to Nature”, atribuído pela South Pole

By on 25 Julho, 2022

Depois de uma avaliação detalhada às instalações de Crewe, com o objetivo de avaliar a gestão de plásticos da Bentley, a South Pole acaba de distinguir este construtor com a certificação “Net Zero Plastic to Nature”.

A South Pole é uma organização criada em 2006, que tem a missão de ajudar organizações em todo o mundo a desenvolver programas e estratégias abrangentes de redução de emissões que transformam a ação climática em oportunidades de negócio a longo prazo. Está alinhada com os objetivos do Acordo de Paris e com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas.

Com a ajuda da South Pole, a Bentley torna-se a primeira empresa a ser premiada com a certificação “Net Zero Plastic to Nature”, atribuída por esta mesma organização, depois de ter conseguido uma boa avaliação na gestão de resíduos. Para isso, a marca concordou em avaliar, reduzir e minimizar o total da pegada ecológica através do plástico das suas embalagens na logística, proteção de veículos e embalagens de pós-venda.

Esta extensa avaliação analisou vários pontos, desde as embalagens operacionais de peças de plástico utilizadas na logística e fabrico, até à eliminação das proteções de plástico a montante nos vários concessionários da marca. Também avaliou as emissões de microplásticos provenientes da abrasão dos pneus como parte da logística e do ciclo de vida do produto, identificando uma pegada total de plástico de 165,4 toneladas. A auditoria constatou que a maioria dos resíduos plásticos já eram reciclados de forma adequada e fez recomendações para melhorias locais, para fazer face à pequena quantidade de resíduos não processados que foi identificada através da avaliação.

Para garantir o status, a Bentley investiu em unidades certificadas que apoiam os dois dos projetos da South Pole centrados no desenvolvimento de projetos de infraestruturas especializadas de recolha e reciclagem de resíduos plásticos.  São estes o Neela Saga, na Índia, e o Second Life, na Tailândia. Esta ação assegura que o volume total de resíduos plásticos não processados encontrado no estudo de 2021 tenha sido efetivamente mitigado.

“O nosso impulso para um futuro sem plásticos é uma parte essencial da nossa estratégia Beyond100 e esta colaboração pioneira com a South Pole ajudou-nos a avaliar o impacto das medidas que temos vindo a tomar para reduzir e reciclar o plástico na nossa fábrica, examinando todos os aspetos da nossa cadeia de valor logístico. Desde o plástico envolvente e a espuma utilizada para embalar as peças de abastecimento, até às coberturas de carroçaria e processos de embalamento retrátil utilizados na proteção de veículos e materiais de pós-venda, nada foi deixado ao acaso e fomos capazes de fazer mudanças rápidas e eficazes.
Por exemplo, reduzimos a quantidade de proteção de peças de plástico nos produtos de exportação de treze artigos para seis.  Ao remover artigos desnecessários como a proteção das rodas em vinil e as tampas das lâminas do limpa para-brisas, removemos 12 toneladas de plástico das embalagens de envio num ano – e estamos a certificar-nos que usamos o mínimo de plástico onde ainda é necessário para garantir que os nossos veículos chegam em perfeitas condições, e que este tem um impacto baixo de CO2.
Outras medidas, tais como a redução de embalagens desnecessárias usadas na deslocação de artigos na fábrica, reduziram em 86 por cento os resíduos de plástico de película retrátil. Mesmo a faixa de plástico que utilizamos para fixar os artigos em paletes passou ao microscópio, uma vez que realizámos testes numa substituição de cartão para garantir que é igualmente eficaz. Também reconhecemos que um dos maiores contribuintes são as embalagens logísticas que recebemos, e por isso estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos fornecedores para reduzir as embalagens nas peças de abastecimento – bem como incentivar os nossos parceiros a reutilizar rápida e eficazmente as embalagens usadas na fábrica.
Como marca global, este processo ajudou-nos a obter uma perspetiva e uma visão mais ampla da nossa pegada nas regiões onde estamos e acompanharemos com grande interesse o progresso dos dois projetos de resíduos de plástico e reciclagem que os nossos créditos irão apoiar na Tailândia e na Índia. O nosso próximo passo é alargar no âmbito de abranger outros aspetos do nosso negócio.” 

Peter Bosch, Membro da Direção de Manufatura da Bentley Motors
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)