BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW anda a testar um Série 5 elétrico com mais de 720 CV

By on 27 Junho, 2019

A casa alemã está a testar um Série 5 que tem três motores elétricos que debitam mais de 720 CV e chega dos 0-100 km/h em menos de 3 segundos.

A BMW já tinha os motores “PowerTurbo”, agora tem os sistemas “Power BEV” totalmente elétricos e que terá como base o Série 5. Para já é um protótipo e tem a aparência de um Série 5 comum, nem sequer tendo detalhes dos acessórios da M Performance. Mas as performances são dignas de um modelo M.

Para já é mais potente que um BMW M5 Competition, com os seus 720 CV e o 0-100 km/h em menos de 3 segundos. Isto apesar de pesar 2400 quilos. O M5 Competition tem um V8 com 625 CV e chega dos 0-100 km7h em 3,3 segundos. 

Tecnicamente, o Série 5 Power BEV tem dois motores no eixo traseiro que podem ser controlados individualmente e separadamente e um terceiro à frente. Graças á vectorização de binário, a potência não será um problema pois o sistema funcionará melhor que um diferencial autoblocante, que reage, normalmente, à diferença de rotação das rodas motrizes. Ou seja, a BMW quer manter o controlo da potência e do binário.

A marca bávara diz não ter intenções de fazer um M5 elétrico, mas apenas testes com diversos componentes, sendo que os motores do Power BEV são iguais ao que estará montado no iX3, quando for lançado em 2020. Sim, o iX3 só terá um motor elétrico.

BMW iX3

Enfim, o Série 5 Power BEV pode até nem ter uma versão para ser comercializada a médio prazo, mas não deixa de nos deixar a salivar um M5 elétrico com mais de 700 CV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)