BMW desenvolve moto autónoma

By on 12 Setembro, 2018

Carros autónomos são prometidos todos os dias, mas motos? Novidade absoluta cortesia da BMW.

O vídeo não deixa dúvidas: a BMW desenvolveu uma moto com condução autónoma que anda sozinha e que na hora de parar, abre o descanso e para sem problemas. Wow! Parece um fantasma esta BMW R1200 GS.

A justificação para a condução autónoma é a redução dos acidentes rodoviários e a utilização do tempo desperdiçado na condução. Se isso no carro faz sentido, nas motos nem por isso. Mas a verdade é que a industria das duas rodas não está parada e a BMW deu um passo em frente com esta R1200 GS.

Do equipamento de série das motos de topo, fazem parte o ABS, controlo de tração, controlo do levantar da roda da frente, de queda para o lado, enfim, muitas coisas que ajudam na condução sempre complicada de um motociclo. Mas dentro em breve, tecnologia dos automóveis vão chegar até ás motos, como a monitorização do ângulo morto, cruise control adaptativo, alerta de colisão e assistência á travagem de emergência. Por isso, não espanta que a BMW tenha conseguido fazer uma moto autónoma.

O sistema da casa bávara foi feito com base nos sistemas existentes e naqueles que estão perto de chegar ao mercado, tendo esta BMW R1200 GS a missão de provar que uma moto autónoma é possível. E, já agora, aproveitaram os homens da pesquisa e desenvolvimento da BMW Motorrad para colecionar dados vitais para o futuro.

Fiquem todos sossegados que a BMW não vai produzir motos que andam sozinhas, mas estudam formas da autonomia ajudar o condutor em situações mais complicadas, permitindo, assim, que a segurança seja maior. Por exemplo, em caso de doença súbita, a moto pode parar sozinha e evitar uma queda, prendendo o condutor com um cinto de segurança á moto, por exemplo. Ou a capacidade de antecipar um obstáculo e evitar o embate ou a queda. Enfim, há uma miríade de possibilidade que este sistema pode ajudar a satisfazer.

Agora que é muito interessante ver esta R1200 GS, uma moto imponente, colocar a trabalhar o motor, arrancar, cumprir uma estrada e parar em cima do descanso, é fantástico. Só tem um problema: quando para, tem de ter ajuda para recomeçar a andar, pois o giroscópio que utiliza para se manter estável sem ajuda humana, não funciona quando para.

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