Elétrico vs Combustão: A fase de uso contribui para quase 90% da pegada de carbono dos veículos
BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado

BMW desenvolve processo de reciclagem específico para redes de pesca

By on 13 Setembro, 2022

A BMW encontrou uma forma de reutilizar as redes de pesca que andam perdidas nos oceanos, transformando-as em componentes para automóveis produzidos em plástico reciclado.

Uma grande maioria dos plásticos encontrados nos oceanos são provenientes de redes de pesca ou restos das mesmas que são abandonados em alto mar. Mas agora, a BMW encontrou uma forma de reciclar estes materiais e transformá-los em componentes que poderá usar nos seus automóveis, tais como os tecidos para o piso usados no iX e no X1, por exemplo. Em vez das redes de pesca usadas serem abandonadas nos oceanos, há agora pontos de recolha ativos em diversos portos um pouco por todo o mundo, que depois se encarregam de as levar até aos centros de reciclagem que trabalham com os construtores de automóveis.

Segundo a marca, os modelos produzidos a partir do ano 2025 já poderão mesmo ter componentes produzidos com o material proveniente da reciclagem de redes de pesca, com cerca de 30 por cento em cada peça. Em paralelo, o vinil que também se encontra nas redes de pesca, poderá ser transformado em tecido, mais conhecido por Econyl, e utilizado em revestimentos do habitáculo, como o piso, por exemplo.

Mas há mais, a BMW não fica por aqui. Numa nova iniciativa desenvolvida em conjunto com uma empresa dinamarquesa, este grupo está a explorar um pouco melhor a reciclagem de resíduos de plástico. Depois da separação das redes e cordas de pesca, estes materiais são submetidos a um novo processo, sendo transformados num granulado de plástico que se pode usar num processo de moldagem por injeção. Esta poderá ser uma solução eficaz e muito mais sustentável para os pequenos componentes de acabamentos no interior e no exterior de cada modelo, sendo cerca de 25% mais sustentáveis do que uma peça convencional produzida inteiramente em plástico.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)