BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW despede-se do seu bloco V12 com uma edição muito especial

By on 19 Janeiro, 2022

A BMW vai deixar de produzir as suas motorizações V12 ainda este ano. Para assinalar o momento, será lançada no mercado americano uma edição especial limitada a apenas 12 unidades.

As motorizações de 12 cilindros em V da BMW iniciaram a sua história em 1987 com um motor de cinco litros que oferecia uma potência máxima de 295 cavalos. Estava instalado num BMW 750iL e marcou o início de uma nova era para os topos de gama desta e de outras marcas. Mas agora, 35 anos depois, a BMW acha que já não faz sentido comercializar este tipo de motorização, uma vez que o foco, neste momento, está virado quase em exclusivo para a eletrificação de todas as suas gamas.

E assim, usando o imponente M760i xDrive como base, a marca bávara vai lançar uma versão muito especial do seu Série 7 com o objetivo de marcar esta ocasião. Serão apenas 12 unidades, uma por cada cilindro, sendo que todas elas estarão disponíveis apenas no mercado americano. Serão distinguidas por um badge específico, jantes exclusivas de 20 polegadas e pelos acabamentos da BMW Individual, tanto no que diz respeito às cores da carroçaria, como nos padrões, tons e acabamentos do habitáculo.

Na consola central estará presente um logo comemorativo desta edição especial com a inscrição 1 de 12 e nas soleiras das portas será inscrita a mensagem “The Final V12”. Além disso, e em termos de equipamento, esta edição comemorativa também estará equipada com alguns dos elementos mais exclusivos dos disponíveis com o Série 7. Entres eles, está o sistema de iluminação Laserlight, o sistema de som surround desenvolvido pela Bowers & Wilkins e E os assentos traseiros tipo poltrona que vão fazer as delícias de qualquer executivo.

A BMW encerra a produção das motorizações V12, numa versão com um bloco de 6,6 litros, acoplado a uma caixa de velocidades automática de 8 relações e numa edição muito especial do seu Série 7. E o seu patamar de exclusividade nem sequer dispensa a presença de um ornamento específico com a inscrição V12, que poderá colocar mais tarde na sua secretária, sabendo que vão existir apenas mais 11 em todo o mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)