BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW e Critical Software criam “Critical Tech Works”

By on 8 Outubro, 2018

As duas companhias acertaram agulhas para criar uma “joint venture” entre as áreas da mobilidade Premium e engenharia de software automóvel de ambas as empresas e desenvolver aplicações avançadas e inovadoras “on board” e “off board”. O BMW Group ficou com 51% da nova empresa, a Critical TechWorks, que emprega 200 pessoas entre Lisboa e Porto.

Segunda a BMW, a Critical TechWorks é um importante complemento para a rede de inovação global da marca germânica nas áreas de TI e desenvolvimento de software. O cada vez maior envolvimento na digitalização, a BMW consegue, desta forma, juntar mais uma forma de alcançar os objetivos estabelecidos na estratégia “Number One > Next”. Nessa estratégia, fica claro que o BMW Group terá de acelçerar a sua transformação numa empresa de tecnologia de mobilidade e de ajudar a moldar a transformação digital da indústria automóvel.

A tarefa central da Critical TechWorks consiste no desenvolvimento e funcionamento de soluções de software em diversas áreas. Utilizando métodos de desenvolvimento modernos e ágeis, são usados dados do BMW Group para a conceção de modelos de negócio inovadores e para o desenvolvimento de produtos com base no conhecimento. O espectro de inovações abrange desde soluções de informação e lazer no veículo e serviços digitais, passando por sistemas de transporte autónomos para a produção, bem como plataformas digitais de Vendas e Após-Venda, até soluções altamente integradas no âmbito da gestão de dados de produtos.

Os planos são ambiciosos e a empresa espera, já em 2019 aumentar o número de colaboradores para 500. A Critical TechWorks estará presente na WebSummit 2018 que se realiza em Lisboa nos dias 5 a 8 de novembro e para quem desejar se candidatar a uma vaga na empresa pode aceder a www.criticaltechworks.com.

“Com a aquisição da participação na empresa, estamos a desenvolver as nossas competências de TI e software de forma orientada e a aumentar a nossa própria contribuição nesta área. A partir de hoje, além das nossas localizações globais, iremos desenvolver soluções inovadoras para a digitalização e automação do desenvolvimento de produtos, da produção e das vendas também aqui, no coração deste ponto de acesso de TI em rápido crescimento”, afirmou Klaus Straub, Vice-Presidente Sénior de Gestão da Informação do BMW Group, no âmbito da assinatura dos contratos. Christoph Grote, Vice-Presidente Sénior de Eletrónica do BMW Group, sublinhou: “com os escritórios em Portugal, integramos uma localização central para o desenvolvimento de serviços digitais. Em simultâneo, beneficiamos de um ambiente dinâmico e em crescimento com jovens talentos que se encaixam perfeitamente no nosso ADN e que estão fascinados com os nossos produtos. Desta forma, fortalecemos a nossa liderança em inovação e a nossa visão do automóvel do futuro, que é inteligente e vanguardista”.

Por parte da Critical Software, Rui Cordeiro declarou que “A criação de uma empresa de software como a Critical TechWorks é uma oportunidade única. O software desempenha um papel cada vez mais importante na configuração do futuro da mobilidade e da indústria automóvel como um todo e pretendemos ser uma referência, não apenas em Portugal, mas em todo o mundo”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)