Mobilidade Autónoma: Uma realidade cada vez mais próxima
BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado

BMW e Daimler unem-se para desenvolver o automóvel autónomo

By on 28 Fevereiro, 2019

Os dois rivais alemães anunciaram, hoje, que vão juntar-se para o desenvolvimento do automóvel autónomo.

A parceria hoje anunciada será de longo prazo e terá o foco inicial no desenvolvimento de sistemas de ajuda à condução, estacionamento automático e condução autónoma em autoestrada de nível três e quatro. O objetivo deste projeto conjunto é levar toda essa tecnologia desenvolvida em conjunto para os veículos produzidos pelos dois construtores até meio da próxima década.

Este é o segundo anúncio no mês de fevereiro de uma parceria entre o grupo BMW e a Daimler, depois de ter sido revelada uma “joint venture” entre os dois colossos com o valor de mil milhões de euros, para o “car sharing”, carregamento elétrico e várias outras coisas, num esforço para combater empresas estabelecidas como a Uber.

Esta parceria não irá afetar os atuais programas de cada um dos construtores ou colaborações já existentes com parceiros tecnológicos, pelo que a BMW continuará com a ideia de oferecer em 2021 condução autónoma de nível 3 e a Mercedes manterá o plano de oferecer três carros autónomos na madrugada da próxima década. 

Na mente dos responsáveis do grupo BMW e da Daimler, está união de recursos e o desenvolvimento de uma plataforma aberta, irá acelerar o desenvolvimento de ideias de uma forma muito mais célere que a solo, abrindo a porta a mais pesquisa e desenvolvimento da autonomia no futuro.

Para Klaus Frohlich, membro do Conselho de Administração da BMW, “parcerias de longo prazo com plataformas flexíveis, adaptáveis e não exclusivas, são fundamentais para o avanço da industrialização da condução autónoma. Combinar o conhecimento de duas empresas irá potenciar a nossa força inovadora e acelerar a disseminação dessa tecnologia.” Já Ola Kallenius, o futuro presidente e membro do Conselho de Administração da Daimler, sustentou que “a condução autónoma é uma das mais revolucionárias tendências, para nós, nos dias que correm e por isso todo o grupo Daimler está a trabalhar muito nessa área. Trabalhando com os parceiros certos, desejamos fazer significativos avanços na melhoria da performance dessa tecnologia e trazer mais segurança para a estrada.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)