BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW: “A indústria dos carros está a chegar ao fim para dar lugar a uma verdadeira indústria automóvel”

By on 24 Novembro, 2016

Os nossos colegas da Exame Informática estiveram presentes num simpósio da BMW onde foram ditas várias coisas muito interessantes, por exemplo, o que disse Carl Friedrich Eckhardt, líder do centro de competências para a mobilidade urbana da BMW, que admite a forte probabilidade das novas gerações não terem interesse em carros próprios, sendo por isso muito provável a criação de “novos serviços que possam complementar o carro próprio e oferecer novos meios de mobilidade”. Para Eckhardt, o futuro vai fazer ‘nascer’ propostas que ficam situadas entre o carro privado e os transportes públicos, como serviços de partilha, aluguer e muito provavelmente, boleias”. Mas foi Alexander Kotouc, responsável pela gestão de produto da divisão ‘i’ da BMW que reforçou esta opinião com uma frase polémica “a indústria dos carros está a chegar ao fim para dar lugar a uma verdadeira indústria automóvel”.

Polémicas à parte, a verdade é que enquanto não se dá essa transição, a BMW prepara-se para a massificação dos veículos elétricos e muito provavelmente a criação de muitas plataformas de partilha. Se há alguma coisa que ninguém duvida, é que os carros do futuro vão ser elétricos e quase de certeza ter condução autónoma e isso é algo que segundo os responsáveis da BMW: “vai acontecer mais depressa do que muitos possam pensar”.

Depois de ter anunciado as vantagens de ter criado uma plataforma exclusiva para os elétricos, a BMW aproveitou o simpósio para confirmar que vai lançar um Mini elétrico em 2018, seguindo por um X3 elétrico em 2019. No início da próxima década será lançado o i Next, um carro maior e com mais autonomia do que o i3 e que já vai incluir funcionalidades de condução autónoma. De resto, a eletrificação já se está em marcha com os híbridos plug-in e o novo Série 5, de que falaremos brevemente, é uma novidade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)