BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW iNext já está em testes de desenvolvimento

By on 6 Fevereiro, 2019

O SUV elétrico com condução autónoma, já começou os testes de desenvolvimento nas estradas enregeladas da Suécia antes de ser apresentado e lançado em 2021.

O iNext foi revelado o ano passado no Salão de Los Angeles, como protótipo, mas funcionando como uma antevisão do que será a base de uma gama de produtos elétricos do grupo BMW. Semelhante, em termos de dimensões, ao X5, a BMW refere que o iNext representa a versão 2.0 do “Project i” que se coloca fora do planeado programa de criar uma gama de SUV elétricos.

As fotos são oficiais, distribuídas pela BMW, com o iNext a ser fotografado no fantástico centro de testes da casa bávara em Arjeplog, na Suécia, exibindo uma camuflagem que não impede que seja possível perceber que o carro de produção é bem diferente do protótipo.

Primeiro, as portas são convencionais, com grossos pilares B que ancoram as portas traseiras. A grelha dianteira também é mais convencional, mas servira, na mesma, para albergar os sensores do sistema de condução autónoma.

O BMW iNext será produzido na fábrica de Dingolfing a partir de 2021. O carro terá uma plataforma nova que permite utilizar motorizações elétricas, híbridas Plug in e com motores de combustão interna. Será esta plataforma que servirá o próximo Série 3, por exemplo, permitindo realizar um automóvel com motor colocado na traseira.

A casa bávara irá revelar mais uma plataforma, que vai permitir no futuro a BMW construir toda a sua gama em apenas duas plataformas, uma para modelos de tração dianteira e outra para tração traseira e integral, com enorme flexibilidade de mecânicas e de colocação dos motores.

Os modelos com motor elétrico terão tração traseira ou integral, os híbridos terão motor transversal dianteiro e motor elétrico no eixo traseiro. A tração será feita ás rodas dianteiras.

A autonomia andará próxima dos 750 quilómetros, enquanto que os híbridos Plug In terão 100 quilómetros de autonomia. A nova arquitetura incorpora a condução autónoma que pode chegar ao nível 5, que não requer condutor. Os níveis 4 e 5 vão ser testados só em 2021, sendo que em 2021 poderá ser oferecido os níveis 2 e 3. Quanto ao estilo do protótipo iNext, não será replicado no modelo de produção, tendo a BMW apenas testado algumas soluções e perceber a reação a essas soluções

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)